Promoção - JOÃO ROCK É COM A 89

Class of ’99: relembre supergrupo formado por Tom Morello e Layne Staley (Alice in Chains)

Redação 89

Class of ’99: relembre supergrupo formado por Tom Morello e Layne Staley (Alice in Chains) imagem divulgação

Os supergrupos de rock mexem bastante com os fãs, principalmente por reunir figuras de destaque em uma mesma canção ou disco. Mas nem sempre essas reuniões rolam por iniciativa dos músicos, em muitas ocasiões eles são convocados para projetos que têm algum objetivo, como a trilha sonora de um filme, por exemplo.

Esse é o caso do Class of ’99, que foi um supergrupo de rock composto por integrantes de algumas das bandas mais representativas dos anos 1990: Layne Staley, vocalista do Alice in Chains; Tom Morello, guitarrista do Rage Against the Machine; Stephen Perkins, baterista do Jane’s Addiction; Martyn LeNoble, baixista do Porno para Pyros; e Matt Serletic, produtor do Matchbox Twenty, que atuou como tecladista.

Os cinco músicos foram recrutados para fazer uma nova versão para o clássico “Another Brick in the Wall (Partes 1 e 2), do Pink Floyd, que foi utilizada para a trilha sonora do filme de terror/ficção científica de 1998 Prova Final (The Faculty), dirigido por Robert Rodriguez.

A Sony Music disponibilizou para as rádios em janeiro de 1999 um single de ambas as versões da canção do Pink Floyd, ao mesmo tempo em que um clipe dirigido por Jim Shea entrou na programação da MTV, o que gerou rumores de que os músicos estariam juntos em uma nova banda, prontos para lançar um álbum novo.

Mas isso eram apenas rumores, os cinco só se encontraram uma única vez para o registro da música visando a produção cinematográfica. Era o que estava no contrato e ponto final.

Mas há um ponto interessante na história do Class of ’99. Como as gravações ocorreram em novembro de 1998, o supergrupo se tornou o último registro em estúdio de Staley antes de sua morte por overdose, em abril de 2002. Confira no player abaixo a versão do Pink Floyd produzida com elementos grunge/alternativo:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS