Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Duff McKagan diz que grunge deu certo porque “não estavam tentando fazer músicas de rádio pop”

Redação 89

Duff McKagan diz que grunge deu certo porque “não estavam tentando fazer músicas de rádio pop” imagem divulgação

Duff McKagan refletiu sobre sua participação na cena musical de Seattle que deu início ao movimento grunge, no início dos anos 1990, numa entrevista ao podcast “Broken Record”. O baixista do Guns N’Roses, que foi uma das poucas bandas de hard rock não afetadas pela nova onda naquela época, disse que, como nativo de Seattle, ficou muito orgulhoso quando o grunge conquistou o mundo.

Duff observou que a cena musical de sua cidade era incrível no início dos anos 1980, quando começou a tocar profissionalmente, mas o consumo de drogas pesadas no meio o deixou sem escolha a não ser se mudar para outro lugar. Foi quando ele partiu para Los Angeles e iniciou sua história musical com o Guns N’Roses.

“Seattle tinha uma ótima cena musical. Infelizmente, a heroína chegou por volta de 83 e eu fiquei sem escolha. Eu não queria me mudar. Estava tocando com grandes nomes e a um passo de entrar numa banda muito boa. A cena de Seattle decolou alguns anos depois… Só que, no meu grupo, todo mundo estava envolvido com drogas e era hora de partir”, relembrou (via Ultimate Guitar).

Duff contou que mesmo longe de Seattle, acompanhou o nascimento de bandas como Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e Alice in Chains ao devorar os lançamentos de singles da Sub Pop, gravadora independente que lançou os maiores nomes do movimento grunge.

Além disso, não deixou de ter contato com músicos locais, como os caras do Soundgarden. “Eu conhecia Kim [Thayil] e Chris [Cornell] e o Ben [Shepherd] estava por perto, então eu o conhecia um pouco… O Pearl Jam veio e tocou no The Cathouse [clube em Hollywood]. Eu já conhecia Stone [Gossard] e Jeff [Ament] e tinha tocado bateria com eles. E o Nirvana, o disco ‘Nevermind’ deles, eu tinha isso em fita antes mesmo do disco ser lançado”.

Sobre a fórmula do sucesso do movimento grunge, Duff McKagan disse: “Eles estavam fazendo a coisa certa. Não estavam tentando fazer músicas de rádio pop. Eu adoro esse tipo de banda”.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS