Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Fernanda Takai decide manter em seu show “música cancelada” de Chico Buarque

Redação 89

Fernanda Takai decide manter em seu show “música cancelada” de Chico Buarque Foto: Dudi Polonis

Fernanda Takai, vocalista do Pato Fu, informou no último fim de semana via Twitter que vai manter a canção “Com Açúcar, Com Afeto”, de Chico Buarque, no repertório de seu novo show que celebra a cantora Nara Leão.

Na semana passada, em um episódio da série documental O Canto Livre e Nara Leão, da Globoplay, Chico anunciou a “aposentadoria” desse seu clássico (que ele não canta em shows desde 1975) devido às críticas feministas à letra que retrata um casamento abusivo.

Takai explicou em seu texto na rede social: “Adoro a canção, a história sobre como surgiu, muito bem escrita. Uma letra que dá voz a uma personagem. Um espaço bem delimitado na arte”.

Chico compôs “Com Açúcar, Com Afeto” em 1967 a pedido de Nara Leão, que queria uma canção que retratasse uma mulher sofredora. “As feministas têm razão, vou sempre dar razão às feministas, mas elas precisam compreender que naquela época não existia, não passava pela cabeça da gente que isso era uma opressão, que a mulher não precisa ser tratada assim. Elas têm razão”, refletiu Chico no documentário. Ele acrescentou: “Eu não vou cantar ‘Com açúcar e com afeto’ mais e, se a Nara estivesse aqui, ela não cantaria, certamente”.

A decisão de Chico sobre a clássica canção iniciou um grande debate nas redes sociais. No player abaixo você tem uma declaração do cantor sobre como nasceu essa música que foi cancelada:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS