Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

1°álbum do Smashing Pumpkins influenciou gravação de “Nevermind”, diz Billy Corgan

Redação 89

1°álbum do Smashing Pumpkins influenciou gravação de “Nevermind”, diz Billy Corgan imagem divulgação

Billy Corgan abordou a influência que o álbum Gish, trabalho de estreia do Smashing Pumpkins, teve na cena rock dos anos 90, em uma entrevista à Rolling Stone. O disco, que completou 30 anos de seu lançamento na última sexta-feira (28), teria influenciado, segundo Corgan, a maioria dos trabalhos lançados no início daquela década.

“Lembro-me de ter uma conversa com Eddie Vedder quando estávamos em turnê com o Red Hot Chili Peppers. Ele me disse o quanto de influência Gish teve em seu primeiro disco”, revelou, acrescentando: “Ao longo dos anos, conversei com muitas, muitas pessoas que realmente apontaram Gish como o divisor de águas em sua mente sobre como abordar a guitarra e como gravar”.

Gish foi produzido por Corgan junto de Butch Vig, que pouco tempo depois assinaria um outro disco emblemático. “Gish teve muito a ver com a forma como Nevermind foi gravado”, disse Corgan, referindo-se a produção de Vig para o segundo trabalho de estúdio do Nirvana.

Além da cena grunge, Gish ainda serviu de inspiração para bandas que conquistariam uma legião de fãs a partir da segunda metade dos anos 90. “O álbum teve muito a ver com o que se tornou o Queens of the Stone Age. Lembro-me de Josh Homme falando comigo sobre Kyuss, a banda em que ele estava antes do Queens, e como Gish foi o disco que realmente abriu sua mente”, diz Corgan.

O líder do Smashing Pumpkins lamenta apenas o fato de Gish não ter bombado na MTV, mas trabalhos que influenciou,  como Nevermind do Nirvana e Ten do Pearl Jam figuraram por lá, por conta disso, Corgan entende que o disco de estreia de sua banda foi extremamente bem-sucedido.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS