CryptoRastas: projeto brasileiro leva figuras históricas do reggae ao universo NFT

Redação 89

CryptoRastas: projeto brasileiro leva figuras históricas do reggae ao universo NFT imagem divulgação

Os NFTs podem representar arquivos digitais, como arte, áudio, vídeos, pôsteres, capas de discos e outras formas de trabalho criativo. Eles são objetos que não podem ser trocados por outros iguais, um tipo de ativo digital onde a propriedade é registrada em uma rede blockchain. Por conta dessa característica, estão tornando-se potencialmente valiosos. E há uma galera do Brasil que está bastante ligada nessa nova tecnologia.

Um dos destaques nacionais é o projeto inspirado nos famosos CryptoPunks (1º projeto NFT, lançado em 2017), a série CryptoRastas, que foi criada por Marcus MPC, fundador do Digitaldubs, principal referência na cultura sound system no Brasil.

São 420 personagens ao todo, inspirados tanto em personalidades mundiais do reggae quanto em anônimos inseridos na cultura reggae/rastafari. Um dos personagens foi vendido recentemente para a americana Azealia Banks, que postou sobre o projeto em seu Instagram.

A menção ao reggae e à cultura jamaicana não é à toa. “Existe uma ligação histórica do movimento punk com o movimento reggae na década de 1970, sobretudo na Inglaterra. Daí veio essa inspiração de criar a série. Pesquisei e vi que não tinha ninguém fazendo, não tinha nada sobre reggae com NFT, então criei”, explica Marcus. Para conhecer o projeto, acesse o Instagram do CryptoRastas (AQUI) ou conheça o perfil na OpenSea (AQUI).

Um relatório recente da NonFungible.com mostrou que o mercado de NFTs triplicou em 2020, com o valor total das transações aumentando em 299%. Reproduzido pela PR Newswire, o estudo constata que os NFTs estão preparados para se tornar uma das principais classes de ativos emergentes para a Economia Virtual nos próximos anos, tanto em termos de seu valor financeiro quanto de seus usos práticos, e um grande motor da atividade econômica nos mundos virtuais.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS