Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Duas crianças são repatriadas da Síria com a ajuda de Roger Waters

Redação 89

Duas crianças são repatriadas da Síria com a ajuda de Roger Waters imagem divulgação

Duas crianças caribenhas, que foram levadas para a Síria há quatro anos por seu pai, se reencontraram nesta segunda-feira (21) com a mãe depois que o vocalista do Pink Floyd, Roger Waters, ajudou a encontrá-las. O pai de Ayub Ferreira, de 7 anos, e seu irmão Mahmud, de 11, casou-se com outra mulher, entrou para o grupo Estado Islâmico (EI) e acabou morto pouco tempo depois.

Um funcionário de relações exteriores das autoridades curdas, que são semi-autônomas da Síria, rastreou os meninos, mas descobriu que a mãe não tinha condições para buscá-los.

O advogado e ativista de direitos humanos Clive Stafford-Smith disse em uma entrevista reproduzida pelo Dayly Star que falou da situação das crianças num encontro que teve com Roger Waters.

“Eu estava conversando com Roger Waters, o fundador do Pink Floyd, a famosa banda de rock and roll … Ele concordou em pagar por tudo e buscou a mãe em Trinidad”, disse o advogado britânico. “Uma vez que os meninos estão fora da Síria, vamos garantir que eles tenham uma vida realmente produtiva e decente”, completou.

As duas crianças foram entregues à mãe na cidade de Qamishli, no nordeste da Síria. Atualmente, cerca de mil supostos jihadistas, além de 550 mulheres e cerca de 1.200 crianças, todos estrangeiros, estão nas mãos das forças curdas, segundo as autoridades.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS