Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe “Pai dos Burros”

Redação 89

Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe “Pai dos Burros” imagem divulgação

Uma expressão popular brasileira que designa dicionário serve de título para “Pai dos Burros”, instalação dos artistas Teresa Berlinck e Julio de Paula, que reúne 400 desenhos e uma peça sonora que revisitam e recriam o “Dicionário do Folclore Brasileiro”, de Luís da Câmara Cascudo, contrapondo-o à memória contemporânea e à internet.

A obra, que estará exposta a partir de 20 de agosto na Oficina Cultural Oswald de Andrade, com curadoria de Maria Catarina Duncan, é o resultado de uma pesquisa iniciada em 2013 com a utilização de imagem e som.

Trilhando caminhos paralelos, os autores de “Pai dos Burros” se propõem a revisitar e “atualizar” verbetes do Dicionário. Os desenhos de Teresa Berlinck têm como suporte as páginas de uma edição de 1962 da obra, completa e desmontada. Pesquisando no Google Imagens os verbetes destacados no alto de cada página do Dicionário, a artista encontra e seleciona as imagens que servem de base aos desenhos.

A peça sonora multifônica em 10 canais criada por Julio de Paula é baseada em verbetes escolhidos do Dicionário que geraram 50 fragmentos poético-musicais. A intenção é (re)traduzir para a linguagem sonora um repertório oriundo da tradição oral através da articulação de entrevistas e depoimentos, ruídos, trechos musicais e paisagens sonoras extraídos de gravações de campo, sessões com músicos convidados e acervos históricos.

Serviço:
“Pai dos Burros” de Teresa Berlinck e Julio de Paula
Datas: 20 de agosto a 8 de outubro de 2016
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo
Horário: Segunda a sexta das 9h às 21h e sábados das 13h às 20h



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS