Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

John Cale (Velvet Underground) revela clipe de seu novo single “NOISE OF YOU”

Redação 89

John Cale (Velvet Underground) revela clipe de seu novo single “NOISE OF YOU” imagem divulgação

John Cale revela “NOISE OF YOU”, o novo single/vídeo de seu primeiro álbum em uma década, MERCY, que será lançado nesta sexta-feira, 20 de janeiro, pela Double Six/Domino. “NOISE OF YOU” segue o “cintilante” (Rolling Stone) single “NIGHT CRAWLING” do ano passado e “STORY OF BLOOD”, a colaboração de Cale com Weyes Blood.

“NOISE OF YOU” parece ser alimentada por nosso mecanismo mais comum, mas transcendente: o amor; enquanto Cale canta sobre esperar para ouvir os passos de um amor nas escadas durante um inverno idílico. O vídeo que acompanha, dirigido por Pepi Ginsberg, foi filmado na cidade de Nova York, capturando imagens projetadas de Cale em espaços significativos para sua carreira.

Sobre o vídeo, Ginsberg acrescenta: “Fiquei tão inspirado pelo relacionamento de John com o processo e a colaboração e queria espelhar sua abordagem à arte neste vídeo de ‘NOISE OF YOU’, que John descreve como uma canção de amor. Com a intenção de fazer um retrato ‘em movimento’ de John, mapeamos imagens e vídeos da vida de John em sua antiga casa na cidade de Nova York, criando uma conversa entre o passado e o presente, refletindo a maneira como vozes distantes e às vezes dissonantes podem atravessam as divisões de espaço e tempo para falar sua própria linguagem de amor”.

Por quase 60 anos, ou pelo menos desde que ele era um jovem galês que se mudou para Nova York e formou o The Velvet Underground, Cale vem reinventando sua música com uma regularidade deslumbrante e inspiradora. Houve o encantador folk de Paris 1919, seguido pelo rock retorcido de Fear, o provocativo ciclo de músicas Music for a New Society, seguido mais de 30 anos depois por poderosas obras eletrônicas. Mais uma vez, aqui está Cale, reimaginando como sua música é feita, soa e até funciona. Seu cativante MERCY de 12 faixas se move através da verdadeira eletrônica em direção a canções de amor vulneráveis e considerações para o futuro.

Os escritos e gravações que moldaram MERCY se acumularam durante anos, enquanto Cale observava a sociedade cambalear à beira da distopia. Trump e Brexit, Covid e mudanças climáticas, direitos civis e extremismo de direita – Cale deixou as más notícias do dia se infiltrarem em suas falas, quer isso significasse contemplar a soberania e o status do gelo derretendo perto dos polos ou o armamento desequilibrado dos americanos. Enquanto Cale considerava essas canções, ele podia ouvir outras vozes se juntando a ele, logo alistando Laurel Halo, Sylvan Esso, Animal Collective, Actress e a já mencionada Weyes Blood, além de outros músicos brilhantes que surgem na visão de Cale.

Cale completa 81 anos em março e viu muitos colegas e amigos falecerem, principalmente durante a última década. MERCY sugere um modo de existência transformador, onde a própria idade ou os mal-estares do mundo não impedem a imaginação, o drama ou a busca perene pela cura. John Cale criou MERCY não apenas por meio dessas 12 faixas, mas por toda uma vida de auto-renovação.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS