Pearl Jam e Faith No More devem lançar novos discos e podem tocar juntos em 2020

Nesta semana os caras do Faith No More movimentaram sua base fãs ao publicar uma contagem regressiva em seu site oficial, que culminou com o anúncio de uma série de shows pela Europa. O retorno do grupo aos palcos também intensificou a expectativa sobre um novo trabalho de estúdio para o ano que vem, que deverá suceder Sol Invictus, lançado em 2015. No final do ano passado, o tecladista Roddy Bottum revelou que estava trabalhando em um novo material com o baterista Mike Bordin e o baixista Billy Gould.

E agora há algo muito quente sobre esse lançamento. De acordo com o promotor do Hellfest, Ben Barnaud, em uma nova entrevista para o Ouest France, o Faith No More, que estará no seu festival – programado para rolar entre os dias 19 e 21 de junho na cidade francesa de Clisson – tocará em outros eventos europeus para promover um novo trabalho. “Eles lançarão um novo álbum e sairão em turnê”, declarou Barnaud.  Ele ainda acrescentou que o Faith No More deverá tocar ao lado do Pearl Jam no Rock Werchter, festival que rola na Bélgica, de 2 a 5 de julho de 2020, período no qual os dois grupos deverão estar promovendo seus novos discos. A entrevista foi reproduzida neste sábado (30) pela Alternative Nation, mesmo site já havia publicado no início da semana que aumentaram os rumores sobre a participação do Pearl Jam no novo Live Aid, que vai rolar em diversas partes do mundo em setembro de 2020, e que já tem a presença do vocalista Eddie Vedder confirmada.

Recentemente o guitarrista Mike McCready falou sobre os planos do Pearl Jam para 2020 para a Rolling Stone. Questionado sobre a razão da banda não lançar um disco há sete anos, afirmou que o Pearl Jam “trabalha no seu próprio ritmo”.  E revelou: “Estamos compondo algumas músicas agora. É algo legal e diferente, estou entusiasmado com isso. Mas ainda não terminamos nada. Gostaria de dar uma resposta, mas fiquem sabendo que estamos gravando”.

Sobre uma nova turnê, disparou: “Espero que possamos cair na estrada. Estou pronto para voltar a tocar com meus amigos”, disse McCready, acrescentando: “Mas, de imediato, não temos planos nesse sentido”. O guitarrista já havia revelado em abril  para a rádio 710AM ESPN que a banda tinha “um monte de músicas prontas”. Em agosto, o Pearl Jam Online flagrou a banda ensaiando material novo em Seattle. No entanto, não havia detalhes sobre uma possível data de lançamento ou disponibilização de um single.

Já faz um bom tempo que os fãs do Pearl Jam aguardam um novo álbum da banda, o mais recente é Lightning Bolt, de 2013. Em maio do ano passado, entretanto, o grupo lançou um single, “Can´t Deny Me”, indicando que um novo disco poderia chegar em breve, mas até agora há somente especulações.

Redação 89: