Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Escritor diz quem inventou o heavy metal

Redação 89

Escritor diz quem inventou o heavy metal imagem divulgação

O jornalista canadense Martin Popoff é autor de 115 livros sobre rock e muitos deles avaliam criticamente o heavy metal e documentam sua história. Martin foi convidado pelo “Disturbing the Priest Podcast” para analisar uma de suas obras que leva o nome de “Who Invented Heavy Metal?”. Ele, obviamente, teve de responder a questão cabeluda: quem inventou esse tal de heavy metal?

“Para dar uma resposta curta, eu diria que os blocos de construção originais que têm pelo menos um minuto ou dois, ou cinco [minutos] de duração, seriam Cream e Jimi Hendrix. Mais ainda Jimi Hendrix. E então, à medida que você se intensifica um pouco mais, tem Blue Cheer, MC5, The Stooges. Mas então a resposta mais importante ou correta, como eu gosto de dizer, é o Black Sabbath com ‘Black Sabbath I’, que saiu na sexta-feira, 13 de fevereiro de 1970”.

Martin deixa claro que contribuir com um single pesado não conta nessa discussão dos inventores do metal: “Eu gosto de argumentar que para dizer que ‘alguém inventou o heavy metal’, você tem que fazer um álbum dele. Então, a outra coisa que eu gosto de dizer é que em 1970 você tem quatro álbuns que inventaram o heavy metal propriamente dito. Tipo, de verdade, coisa séria. Você tem dois álbuns do Black Sabbath, um álbum do Uriah Heep e o Deep Purple ‘In Rock'”.

O escritor prossegue explicando: “Então, você tem Uriah Heep com ‘…Very ‘Eavy …Very ‘Umble’, Black Sabbath com ‘Black Sabbath I’, no final do ano Black Sabbath com ‘Paranoid’ e Deep Purple com ‘In Rock’. Então, temos esses quatro juntos. Depois que você fala tudo isso, chega alguém e diz: ‘Ah, e o álbum Blue Cheer, cara?’ e coisas assim. Mas, para mim, são esses quatro”.

Martin Popoff escreveu um conjunto de vários volumes intitulado “The Collectors Guide to Heavy Metal”, no qual a discussão sobre a invenção do metal é aprofundada. Outra obra matadora dele é “The Top 500 Heavy Metal Albums of All Times”. Alguns livros do escritor saíram aqui no Brasil pela editora Edifire, que é especializada na temática rock, metal e punk AQUI.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS