Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Estudo mostra que brasileiro supera média mundial no consumo de música

Redação 89

Estudo mostra que brasileiro supera média mundial no consumo de música imagem divulgação

A IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), que representa a indústria da música gravada em todo o mundo, lançou o relatório “Engaging with Music 2023”, estudo global que examina como as pessoas se envolvem, acessam e se sentem em relação à música.

O relatório ouviu mais de 43 mil indivíduos em 26 países, representando a maior pesquisa global com este tipo de enfoque. O documento é acompanhado por um recorte do mercado brasileiro, divulgado pela Pro-Música, entidade que reúne as principais gravadoras e produtoras fonográficas do Brasil.

O levantamento revela que o tempo médio de consumo de música no mundo atingiu um novo recorde: 20,7 horas por semana. No entanto, os brasileiros superam a média mundial, com 24,9 horas semanais ouvindo música.

Um recorte importante é o relacionado à inteligência artificial (IA). No mundo 79% concordam que a criatividade humana é essencial para a criação musical. No Brasil, este dado sobe 85%. Os dados globais apontam que 74% das pessoas que conhecem as capacidades musicais da IA concordam que a tecnologia não deve ser utilizada para clonar ou personificar artistas musicais sem autorização. No Brasil, 70% dos consumidores de música acham que a IA não deve ser utilizada para esse tipo de fraude.

A pesquisa indicou ainda que globalmente os fãs ouvem em média mais de 8 gêneros musicais diferentes. Enquanto aqui no Brasil são mais de 10 gêneros musicais diferentes ouvidos, em média. No recorte global, 71% dizem que a música é importante para a saúde mental. Já em solo brasileiro, 83% das pessoas afirmam o mesmo.

Um dado preocupante no qual o Brasil se sobressaiu foi em relação à pirataria. No mundo, 29% usam meios não licenciados ou ilegais para ouvir ou obter música. Aqui no Brasil esse número é muito mais alto: 47% dos consumidores de música utilizam métodos ilegais ou não licenciados.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS