SUPERBANNER BONÉ RS

Barack Obama diz que IA vai funcionar bem só para “música de elevador”

Redação 89

Barack Obama diz que IA vai funcionar bem só para “música de elevador” imagem divulgação

Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, avaliou o impacto da inteligência artificial (IA) na criação musical durante um episódio recente do podcast “Decoder”, do site The Verge. Nele, Obama discute as regulamentações de IA, a liberdade de expressão e suas previsões para o futuro da internet.

“As pessoas me perguntaram em torno da IA: ‘Ainda haverá artistas por perto, cantores e atores, ou tudo será coisa gerada por computador?'”, diz ele. “Minha resposta é: ‘Para música de elevador, a IA vai funcionar bem'”.

Obama, que é conhecido por ter um apurado gosto musical em suas playlists disponibilizadas em todo fim de ano, reitera que a tecnologia de IA tem a capacidade apenas de fazer música “previsível”, em vez de música “estranha” ou “bagunçada”. Ele explica: “Bob Dylan ou Stevie Wonder, eles são diferentes. A razão é porque parte da experiência humana, parte do gênio humano é quase uma mutação. Não é previsível. É bagunçado, é novo, é diferente, é bruto, é estranho. Isso é o que acaba tocando algo mais profundo em nós, e acho que haverá um mercado para isso”.

Os comentários de Obama são próximos ao de Jamie MacColl, guitarrista do Bombay Bicycle Club, que é também pesquisador em segurança cibernética. Numa entrevista ao The News Movement no Reading Festival deste ano, ele disse que aqueles que têm talento podem ficar despreocupados com a IA: “Música de elevador ou música comercial é onde você verá pessoas perdendo o emprego” (via Music Tech).



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS