SUPERBANNER BONÉ RS

Estudo diz que Metallica é a banda de heavy metal que mais vendeu discos em todos os tempos

Redação 89

Estudo diz que Metallica é a banda de heavy metal que mais vendeu discos em todos os tempos imagem divulgação

Uma matéria publicada esta semana pelo site Loudwire.Com determinou que o Metallica é a banda de heavy metal que mais vendeu discos na história da música.

Para chegar a essa conclusão, o editor Filipe Trapp analisou uma newsletter publicada no ano passado pelo escritor Ryan J. Downey, apresentador do podcast “Speak N’ Destroy”. Downey utilizou um levantamento do ChartMasters.Org para analisar os artistas de hard rock e metal que conseguiram grandes façanhas em vendagens de discos, deixando de lado Beatles e Rolling Stones.

Downey criou um Top 25 dos roqueiros que mais venderam discos com o Queen liderando essa lista com 274,6 milhões de álbuns vendidos; o Pink Floyd aparece em segundo lugar com 235,8 milhões; o terceiro posto pertence ao Led Zeppelin com 205,6 milhões; enquanto o AC/DC com 198,6 milhões ocupa a 4ª posição.

Como o Metallica surge em quinto nessa listagem, com seus 163,6 milhões de álbuns vendidos, o editor do Loudwire.Com concluiu que essa é a banda de heavy metal que mais vendeu discos na história, já que Queen, Pink Floyd, Led Zeppelin e AC/DC foram definidos por ele como grupos de hard rock. Essa conclusão, obviamente, gerou polêmica, já que o AC/DC é considerado por muitos como uma banda de heavy metal, enquanto o Led Zeppelin é apontado por alguns estudiosos como um dos precursores do rock pesado.

Deixando a polêmica de lado, o estudo aponta que esses números do Top 25 jamais deverão ser alcançados por qualquer outro artista, já que na era digital é muito complicado dizer com exatidão quem “vendeu mais”. Quando a música só existia em vinil, ou em CD, as contagens de vendas eram precisas. Mas hoje em dia, como a maioria absoluta dos ouvintes não paga pela música, é preciso atribuir um “valor de venda” aos plays dados nas plataformas digitais, o que torna impossível qualquer tipo de comparação.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS