“Música pop sempre foi um lixo”, diz Keith Richards
Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones, foi entrevistado pelo The Telegraph para falar sobre o novo álbum da banda, Hackney Diamonds, que sai em 20 de outubro.
No bate-papo com o jornal britânico, publicado neste fim de semana, Richards também abordou detalhes de sua vida pessoal, revelando que abandonou a heroína em 1978, a cocaína em 2006 e o cigarro em 2019, “mas ainda curte uma bebidinha”. E ele ainda fez comentários sobre a atual situação da música.
“Não quero começar a reclamar da música pop”, disse Richards, emendando uma forte crítica: “Sempre foi um lixo. Quero dizer, essa é a questão. Eles [os artistas pop] pegam o mais barato e fácil possível e, portanto, soa sempre o mesmo; há muito pouca sensação nisso”.
O guitarrista acrescentou: “Gosto de ouvir música de pessoas tocando instrumentos. Ou seja, não gosto de ouvir muzak de síntese plástica, aquelas músicas que se ouve nos elevadores, não é o que se espera”.
Ele prossegui para detonar os rappers: “Eu realmente não gosto de ouvir as pessoas gritando comigo e me dizendo que isso é música, também conhecida como rap”.
As redes sociais – principal habitat da música pop – também receberam críticas de Richards. Embora diga que não queira soar “como um velho rabugento” criticando o progresso, o músico admite que também não está particularmente impressionado com a ascensão do “politicamente correto”. Ele faz sua observação sobre o comportamento humano no mundo digital: “Estamos todos presos nisso [mostrando um celular], não importa se é música ou não… Tem algumas coisas que você não pode mais fazer, porque as pessoas estão com medo. Elas têm medo de dizer a coisa errada. Elas têm medo de incomodar alguém. O medo pode fazer coisas incríveis com as pessoas”.
Os Rolling Stones deverão anunciar em breve uma nova turnê mundial para promover seu próximo álbum. Há rumores de que a lendária banda toque no Brasil no primeiro semestre de 2024 (AQUI).