Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Vendas de fitas cassete atingem nível mais alto desde 2003, diz pesquisa

Redação 89

Vendas de fitas cassete atingem nível mais alto desde 2003, diz pesquisa Imagem via Pexel (Louis Laboratory)

As vendas de fitas cassete estão em seus níveis mais altos das últimas duas décadas e registram aumento pelo décimo ano consecutivo no Reino Unido, segundo uma nova pesquisa da The British Phonographic Industry.

Pra gente ter uma ideia do aumento do consumo desse tipo de mídia, basta dizer que em 2012 o número total de vendas de foi de apenas 3.823 unidades. Em 2022, o número anual subiu para 195 mil. No entanto, as vendas de fitas ainda estão muito atrás de outros formatos, incluindo discos de vinil.

Os dados da pesquisa indicam que o álbum em cassete em mais vendido do ano foi The Car, do Arctic Monkeys, lançado em outubro. Harry’s House, de Harry Styles, obteve o segundo lugar e Florence + the Machine com Dance Fever fechou o pódio.

Outros artistas que trafegaram no top 10 dos K7 mais vendidos incluem Muse, 5 Seconds of Summer e Machine Gun Kelly. Uma curiosidade revelada nesse levantamento é que as 20 fitas mais vendidas do ano foram todas referentes a lançamentos, o que mostra o gosto da nova geração pelo formato.

Paul Williams, porta-voz da Indústria Fonográfica Britânica, disse para a Sky News: “Não muito tempo atrás, as pessoas teriam descartado suas fitas. Mas acho que você tem que aprender as lições do mercado de vinil, que teve um incrível renascimento”. Ele acrescentou: “O que notamos com o mercado de fitas é que os artistas que estão indo bem são aqueles que possuem bases reais de fãs”.

Top 10 das fitas cassete mais vendidas em 2022:
1. Arctic Monkeys – “The Car”
2. Harry Styles – “Harry’s House”
3. Florence + The Machine – “Dance Fever”
4. Muse – “Will Of The People”
5. Central Cee– “23”
6. Robbie Williams – “XXV”
7. 5 Seconds of Summer – “5SOS5”
8. Blackpink – “Born Pink”
9. The 1975 – “Being Funny In A Foreign Language”
10. Machine Gun Kelly – “Mainstream Sellout”



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS