Três anos sem Miranda, produtor que revolucionou o rock nacional nos anos 90

Há exatos 3 anos, em 22 de março de 2018, o rock nacional perdia o produtor musical Carlos Eduardo Miranda. Ele tinha 56 anos e faleceu após um mal súbito.

Natural de Porto Alegre, Miranda ganhou fama nacional ao participar como jurado do programa “Ídolos”, no SBT. No entanto, colaborou muito com a música brasileira atuando como produtor. No começo dos anos 90 foi um dos fundadores do selo Banguela Records, que viria a revolucionar o rock nacional.

O documentário Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94, do jornalista Ricardo Alexandre, conta em detalhes o incrível trabalho de Miranda com o rock brasileiro a partir da criação do Banguela Records.

Esse selo, fundado pelo produtor ao lado dos Titãs, lançou bandas que passaram pelo cruzamento de sonoridades brasileiras processadas com o que de mais moderno se fazia nos estúdios internacionais, resultando no “start” da melhor safra do rock nacional.

Grupos que nasceram nesse novo processo, como Raimundos, Chico Science, Skank, Planet Hemp, Mundo Livre S/A e vários outros, simplesmente mudaram o jeito de fazer rock´n´roll no Brasil e impactaram toda uma geração.

O filme é resultado de mais de 20 entrevistas com músicos, produtores, jornalistas e gente que construiu a história do selo e da geração do início dos anos 90.  Imagens raras e inéditas misturam-se a vídeos clássicos da época compondo um mosaico revelador, divertido, informativo e emocionante.

Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94 estreou em julho de 2015 como parte da programação do festival In-Edit. Atualmente o filme está disponibilizado para assinantes da plataforma Now (AQUI). Confira o trailer abaixo:

This post was last modified on 22 de março de 2021 12:03

Redação 89: