“Faroeste Caboclo”: trilha sonora original por Philippe Seabra, da Plebe Rude, chega às plataformas digitais

Seis anos após faturar o 14º Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria melhor Trilha Sonora Original, finalmente a aclamada trilha de Philippe Seabra para o filme Faroeste Caboclo está disponível nas plataformas digitais. Sem os diálogos do filme ou efeitos sonoros, é possível mergulhar num lado não muito conhecido do compositor e multi-instrumentista, que também lidera a quase 4 décadas a famosa banda brasiliense Plebe Rude, a preferida de Renato Russo. No canal do artista no Youtube, a obra é parcialmente apresentada através de 11 vídeos, alguns somente com a trilha, outros acompanhados também pelos diálogos e sonoplastia, além das belas imagens do filme de René Sampaio.

 Acostumado a trabalhar com instrumentos ímpares para o rock, como na célebre introdução de violoncelo no clássico do rock nacional e atemporal hit Até Quando Esperar e, também com orquestras arranjadas como as regidas por Jaques Morelembaum nas faixas A Ida e Bravo Mundo Novo, e também com a experiência de ter gravado com a orquestra filarmônica de Praga com sua banda Plebe Rude, Philippe recebeu o convite de René Sampaio para produzir e compor a trilha sonora de Faroeste Caboclo em 2013.

 “Faroeste foi um desafio, e confesso que fiquei um pouco reticente em aceitar a empreitada, pois estava com filho pequeno e no meio da gravação do disco Nação Daltônica, da Plebe, mas esse era um projeto diferente. O filme seria baseado no poema-mor do Renato e, como fui um dos primeiros a escutar a canção homônima, aceitei o desafio. Tenho certeza de que o Renato ficaria feliz com a minha escolha”, conta Philippe. “René é um diretor de mão cheia, e como era de se esperar, foi muito exigente. Como sempre tive muita autonomia na produção de músicas da Plebe, foi um pouco diferente trabalhar compondo para uma outra pessoa, mas no final deu tudo certo”, complementa.

 As músicas, todas instrumentais, chamam atenção logo de cara pelos nomes, retirados de trechos da letra da célebre canção de Renato RussoMaria Lúcia Pra Sempre Vou Te Amar, é certamente um dos destaques do disco, ou então a hipnotizante Meu Deus Mas Que Cidade Linda, além da épica Era Uma Menina Linda, o tema de amor de Maria Lúcia e João de Santo Cristo, fadado no imaginário coletivo a terminar em tragédia. A capa do álbum é uma adaptação da arte do cartaz do filme, criada originalmente por Marcelo Pallotta.

 Ouça o álbum nas principais plataformas digitais AQUI ou utilizando o player abaixo:

Redação 89: