Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Humberto Gessinger faz alerta sobre divulgação de fake news que fala sobre sua morte

Redação 89

Humberto Gessinger faz alerta sobre divulgação de fake news que fala sobre sua morte imagem divulgação

Circula pelos aplicativos de mensagens eletrônicas e pelas redes sociais uma notícia falsa que fala sobre a morte de Humberto Gessinger. A fake news diz que o músico não teria resistido às complicações da covid-19. O próprio Gessinger desmentiu a notícia numa entrevista publicada nesta terça-feira (07) pela GaúchaZH. Ele nem ao menos contraiu o novo coronavírus.

“Por mais que eu me esforce, não consigo entender porque alguém faz isso. E é uma coisa fácil de desmentir. Imagino a situação de quem sofre isso em questões menos óbvias. É triste e preocupante”, destacou Gessinger, acrescentando: “Cabe a todos nós romper estas correntes. Não dar seguimento aos boatos. Buscar informação em locais confiáveis”.

A notícia falsa relatava que o músico estava internado em segredo no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, há uma semana. O velório ocorreria em Porto Alegre, com as cinzas sendo soltas no gramado da Arena do Grêmio.

A conta no Twitter de Humberto Gessinger compartilhou a matéria da GaúchaZH:

A 89 A Rádio Rock alerta que a divulgação de notícias falsas, as fake news, pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde e segurança. Antes de compartilhar alguma notícia que você recebeu através de aplicativos, tente saber se o site de onde partiu aquela informação é realmente voltado à produção jornalística. A divulgação de fake news pode levar a consequências graves, seja para quem produz e divulga as notícias falsas, seja para quem é vítima delas.

Combate às Fake News

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta terça-feira (07) em Brasília que vai aguardar cerca de duas semana até colocar em votação o Projeto de Lei (PL) 2.630/2020, que propõe medidas de combate à propagação de notícias falsa. De acordo com a Agência Brasil, Maia disse que nessas duas semana vai ouvir parlamentares e a sociedade para “amadurecer” a proposta.

“O debate foi feito no Senado, o senador [Ângelo] Coronel [relator no Senado do projeto de lei das Fake News] ouviu muita gente, a Câmara vai ouvir também. Eu não vou aprovar hoje ou amanhã, vamos trabalhar duas, três semanas para ouvir a sociedade, para que a gente possa aprovar o projeto”, disse.

Aprovado no Senado na semana passada, o projeto recebeu críticas. O argumento é que a proposta cerceia direitos fundamentais, ao prever a coleta em massa de registros de encaminhamentos de mensagens e a vinculação entre um número ativo de telefone celular e o uso de aplicativos de mensagem.

Maia defendeu a aprovação de um marco legal sobre o tema, que garanta a liberdade de expressão, mas que também tenha mecanismos para punir os financiadores de fake news. Segundo ele, o texto do Senado errou ao retirar os tipos penais para punir a prática.

“A única certeza que eu tenho é que não dá para ficar como está [sem aprovação de um marco legal]. É muito perigoso. Essa estrutura de robôs e fake news caminha muitas vezes para influenciar no resultado de eleições, para tentar ameaçar o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional”, afirmou.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS