Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Sociedade civil se reúne para trazer a Virada da Mobilidade para o ABC

Redação 89

Sociedade civil se reúne para trazer a Virada da Mobilidade para o ABC Imagem Unsplash

Acontece nesta quarta-feira (19) a primeira Virada da Mobilidade no ABC. O evento será realizado, nos três períodos, nas três principais faculdades das cidades de Santo André, São Caetano e São Bernardo e contará com a participação dos alunos e será aberta ao público.

A ideia nasceu para revitalizar o orgulho de estar no ABC. Já que nos últimos anos a região tem perdido sua força historicamente ligada aos setores automobilísticos e petroquímicos da região. Parte, devido à mudança do hábito de consumo mundial e a mudança de interesses dos jovens em trabalharem em setores econômicos mais atraentes – ecologicamente mais responsáveis e tecnologicamente mais desenvolvidos – fazendo com que região se tornasse um grande dormitório e afetando a mobilidade urbana e tudo o que ela toca – qualidade de vida, desenvolvimento econômico e meio ambiente.

Entendendo isso, o Coletivo Contra fluxo viu a oportunidade de trazer a Virada de Mobilidade de SP para o ABC por entender que parte do fluxo gerado na região e entre as cidades está diretamente ligado ao tema, “Etica e esteticamente achamos que seria a melhor “estreia” que poderíamos ter. Trabalhar com um tema que representaria o conceito do coletivo em múltiplas formas” afirma Anderson Penha, um dos membros do coletivo.

Eles entendem que esse é um tema importante para o ABC “pois ele afeta todas as esferas de nossa comunidade e carecemos de uma discussão mais profundo para que possamos refletir de maneira mais ativa em como podemos transformar o local onde vivemos” reafirma Anderson.

No dia 19 acontecerá exclusivamente no ABC o Desafio Multimodal – concebido para estimular a alternância de modais dentro do mesmo percurso será realizado no ABC e pela primeira vez os percursos terão sempre como ponto de chegada o próximo evento da programação do dia. Os participantes poderão experimentar transportes alternativos e aplicar a alternância de modais no percurso, comparando tempos de deslocamento, oferta de transportes e as condições do percurso. As modalidades, além dos tradicionais, incluem veículos elétricos, skate elétrico, bicicletas elétricas, e transporte compartilhado.

Quem participa e onde?

A Virada da Mobilidade, capítulo ABC, vai acontecer dia 19 de setembro das 8 às 22h a partir de 3 pontos de vista:

LOCAL: UFABC – Santo André

Local A – MODAL VS. MODAL (Que foca na escolha consciente das modalidades que decidimos tomar ao deslocarmos de um ponto a outro)
#1 Provocação: Filme Bike Vs Carros
#2 Diálogo: Aline Cavalcante (DOC), Ana Oliveira (Senai SCS), Roberta (ALD), Paula Macedo (Embraer)
#3 Experimentação: Bike e Carros Elétricos + e-cub carro elétrico feito no ABCLocal: UFABC – São Bernardo

LOCAL: UFABC São Bernardo do Campo a partir das 14 horas

Local B – URBANICIDADE (que foca na discussão da formação da urbes e do papel cidadão nas boas e más escolhas que uma cidade faz e quais os efeitos para a comunidade em curto, médio e longo prazo)
#1 Provocação: Documentário feito por IVM – Espaço Público/Passagens/Hiperlugares
#2 Diálogo: sobre o tema com especialistas Carlos Albanez + Silvana Zioni + Luiza IVM
#3 Experimentação: Wiki-house + Wikilab (open source project “km 0”)

LOCAL: IMT – São Caetano do Sul a partir das 18 horas

Local C – VIRTUALIDADE (que foca na discussão sobre as novas tecnologias e seu efeito nas relações sociais, no trabalho e no bem-estar entendendo os pontos positivos e negativos desse novo estilo de vida)
#1 Provocação: TERRADOIS |
Realidade artificial | TV Cultura
#2 Diálogo: sobre o tema -Pedro LaTorre (Maua), Lucas Girard (FAU-USP), Cazé (Apresentador), Anderson Penha (IED SP)
#3 Experimentação: Google Expedition + Simulador IMT & Embraer

As ações no ABC integram a Virada da Mobilidade 2019. Saiba mais detalhes AQUI.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS