Novo programa da 89 quer revelar os clássicos do rock do futuro

Willian Maier

Novo programa da 89 quer revelar os clássicos do rock do futuro imagem divulgação

A missão do novo programa da 89 A Rádio Rock é deixada clara logo nos primeiros minutos de seu programa de estréia: “Provar que a música feita em 2015 é tão boa quanto a feita em qualquer época da história”. Para cumprir esse compromisso um tanto ambicioso, o programa Ouve Essa junta, semanalmente, seu apresentador Ricardo Alexandre a uma grande série de convidados – todos, em maior ou menor grau empenhados em produzir, compor, selecionar ou vasculhar os futuros clássicos do rock.

“A história da música jovem e do rock é realmente repleta de hinos”, admite Alexandre. “Mas, se o rock tem longas raízes históricas, ele não pode se acomodar na nostalgia. O Ouve Essa vem para romper um certo marasmo saudosista e mostrar que há muitos novos Green Days, novos Chili Peppers, novos Oasis e Nirvanas surgindo toda semana em todo o mundo”.

Premiado por seu livro “Nem vem que não tem: A vida e o veneno de Wilson Simonal” e reconhecido por seu trabalho como diretor de redação das revistas Bizz, Época São Paulo e Trip, Alexandre começou sua carreira vasculhando novidades do cenário pop do início dos anos 1990. Seu último documentário, Sem dentes: Banguela Records e a Turma de 94, trata justamente desse momento efervescente. Mas o jornalista é convicto de que a criatividade e a qualidade continuam brotando num ritmo tão veloz, se não maior, quanto nos tempos que escrevia a respeito dos primeiros passos dos Raimundos ou do Pearl Jam.

Ouve Essa estreia nesta segunda-feira, 17 de agosto, às 23h59, mas continua reverberando nas redes sociais com drops diários compartilhados a partir do perfil da Rádio Rock Oficial. Em breve estreiam também o site oficial do programa e sua versão em podcast, com conteúdo extra.

O programa de estreia já deixa bem claro o formato do projeto: na primeira meia-hora, Ricardo Alexandre faz sua curadoria com o que de melhor se faz pelo mundo. Sem barreiras geográficas (neste primeiro episódio, o ouvinte vai passear pelos Chicago, Austrália, Inglaterra, Belo Horizonte, Manaus, Lisboa, Edimburgo, Alabama, Londres e São Paulo) e sem barreiras musicais: o programa vai do folk psicodélico do americano Ryley Walker ao pop barroco dos amazonenses do Luneta Mágica passando pelo indie-rap do Young Fathers e pelo proto-heavy metal do Datura 4. “A única condição para entrar nas nossas playlists é que os artistas devem estar ligados ao universo do pop-rock, as músicas devem ser recentes e devem ter aquele apelo radiofônico que cause no ouvinte uma reação do tipo ‘isso precisa tocar mais vezes no rádio!’.”

Na segunda meia-hora do programa, quem decide o repertório é o convidado. O primeiro Ouve Essa traz a participação especialíssima do produtor (e ex-jurado do programa Ídolos do SBT) Carlos Eduardo Miranda. Junto com o apresentador Ricardo Alexandre, Miranda comenta as músicas tocadas, fala sobre como faz para se manter informado e aproveita para mostrar em primeira mão “Quem será”, novo single do trio Marrero, banda que está lançando no selo Stereomono, onde é diretor-artístico.

Ouve Essa vai ao ar toda segunda-feira às 23h59 na 89 A Rádio Rock, nos 89,1 ou aqui no site RadioRock.Com.Br



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS