Morre Ioannis, artista por trás de capas icônicas do rock e metal

O mundo do rock perdeu um de seus grandes nomes da arte visual: Ioannis Vasilopoulos, conhecido simplesmente como Ioannis, faleceu, segundo informações do site Blabbermouth.Net. A causa e a data exata da morte não foram divulgadas.
Nascido em Atenas, na Grécia, Ioannis se mudou para os Estados Unidos em 1967, onde se apaixonou por música, quadrinhos e artes visuais. Inspirado por nomes como Roger Dean e Storm Thorgerson (Hipgnosis), ele se tornou um dos maiores artistas de capas de discos do rock, metal e jazz.
Com uma carreira que inclui mais de 350 capas de álbuns, Ioannis assinou trabalhos para lendas como Deep Purple, Bon Jovi, Uriah Heep, Styx, Blue Öyster Cult, Dream Theater, King Crimson, Extreme, Alan Parsons Project, e muitos outros. É ele quem assina, por exemplo, a arte de “Chaos A.D.” (1993), do Sepultura.
Além das capas, ele criou logotipos, campanhas visuais e produtos licenciados para gravadoras e marcas como Universal Music, Sony, Virgin, EMI, XM Radio e até canais de TV como IFC e Starz. Seu trabalho foi destaque em livros como “Fade To Black”, de Martin Popoff, e “Get The Led Out,” de Denny Somach.
Mesmo com décadas de estrada, Ioannis seguia ativo, vendendo obras e realizando exposições até seus últimos dias. Ele deixa esposa, filha, genro, netos e familiares — e um legado artístico que vai continuar estampado nas prateleiras e corações de fãs do mundo todo.