Cine Ipiranga reabre para 1ª Mostra Angústia de Cinema

Redação 89

Cine Ipiranga reabre para 1ª Mostra Angústia de Cinema imagem divulgação

O lendário Cine Ipiranga, fechado desde 2005 no coração de São Paulo, reabre suas portas por uma única noite no dia 12 de abril para receber a 1ª Mostra Angústia de Cinema. O evento, idealizado pelo ateliê de arte experimental Angústia e realizado pela MyMama Entertainment, transforma o antigo templo cultural em palco para a exibição de seis curtas-metragens que mergulham fundo em temas sociais urgentes, como violência, abandono, direitos humanos e a força da resistência.

Inaugurado em 1943 e tombado como patrimônio histórico, o Cine Ipiranga será reocupado com uma seleção potente de filmes dirigidos por Fabrício Brambatti (Urso Morto), Tommaso Protti e Carol Pires. Entre os destaques estão “As 7 Mortes de Pedro”, “Cativeiro”, “Brasil Impossível” e “Meu Coração Já Não Aguenta Mais”, além das estreias nacionais dos impactantes “Terra Vermelha” e “Maldito Darién”, este último já exibido em festivais internacionais.

Mais do que cinema, o evento traz painéis de debate com nomes como Vera Iaconelli, Maria Beatriz Nogueira (ACNUR), o psicanalista Kwame Yonatan, a artista indígena Auá Mendes, entre outros convidados que ajudam a ampliar o diálogo em torno das obras exibidas. A programação conta ainda com exposição de fotos, performances e instalações artísticas.

Com entrada gratuita, a Mostra propõe um reencontro com o espaço urbano esquecido e convida o público a encarar de frente feridas abertas do Brasil. Os ingressos podem ser reservados via Sympla ou retirados na hora, no próprio Cine Ipiranga. Um manifesto visual que transforma angústia em arte. Você encara?

Serviço:

1ª Mostra Angústia de Cinema
Local: Avenida Ipiranga, 786, São Paulo/SP, no icônico e abandonado Cine Ipiranga
Data: 12 de abril de 2025
Horário: das 14h às 23h
Entrada: Gratuita (sujeito à lotação)
Ingressos: Sympla, ou na bilheteria do Cine Ipiranga

Programação:

15:00 – ‘As 7 Mortes de Pedro’ (2012) – Direção: Fabricio Brambatti;

16:00 – ‘Brasil Impossível’ (2018) – Direção: Fabricio Brambatti; (1ª exibição no cinema)

17:00 – ‘Meu Coração Já Não Aguenta Mais’ (2021) – Direção: Fabricio Brambatti; (1ª exibição em São Paulo)

18:00 – ‘Cativeiro’ (2020) – Direção: Fabricio Brambatti; (1ª exibição no cinema)

19:00 – ‘Terra Vermelha: Uma vida e morte na Amazônia Brasileira’ (2024) – Direção: Tommaso Protti, Fabricio Brambatti; (Estreia)

20:00 – ‘Maldito Darién’ (2024) – Direção: Fabrício Brambatti, Tommaso Protti e Carol Pires; (1ª exibição no Brasil)

Confira a programação e convidados, no Instagram @sempre.angustia



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS