Rússia bane ONG criada por Elton John que combate AIDS e HIV

A Procuradoria-Geral da Rússia proibiu, nesta quinta-feira (03), as atividades da Elton John AIDS Foundation, organização criada pelo músico britânico Elton John dedicada ao combate ao HIV/AIDS. Segundo o Huffington Post, as autoridades russas classificaram a fundação como uma “organização indesejável”, acusando-a de promover “relações sexuais não tradicionais”, “modelos familiares ocidentais” e “redesignação de gênero”, o que, segundo elas, contraria os valores morais tradicionais defendidos pelo Estado russo.
Além disso, a Procuradoria acusou a fundação de participar de campanhas de informação orquestradas pelo Ocidente para desacreditar a Rússia, especialmente após a invasão da Ucrânia em 2022. Essa decisão ocorre em meio a uma crescente repressão ao coletivo LGBTQ+ no país, incluindo a declaração de movimentos internacionais LGBTQ+ como extremistas em 2023.
Em 2022, uma lei já havia ampliado a proibição de “propaganda LGBT” para proibir efetivamente quaisquer expressões públicas relacionadas à homossexualidade. Em novembro, a câmara baixa do parlamento da Rússia votou por unanimidade para proibir o que as autoridades classificaram como propaganda prejudicial para um estilo de vida sem crianças.
A Elton John AIDS Foundation, fundada em 1992, arrecadou mais de US$ 600 milhões para apoiar 3.100 projetos em 95 países, visando aumentar o acesso à assistência médica e combater o estigma LGBTQ+. A proibição de suas atividades na Rússia representa um golpe significativo nos esforços de combate ao HIV/AIDS no país, que já enfrenta desafios consideráveis nessa área.