Playlist apresenta os 7 maiores clássicos do rock segundo Robert Plant

A Fall Out Magazine resgatou esta semana uma entrevista de 2005 de Robert Plant ao radialista americano Charlie Rose, na qual revelou quais músicas ele considera os maiores clássicos do rock de todos os tempos. O vocalista do Led Zeppelin destacou sete faixas que foram essenciais para sua formação musical, começando com influências da primeira onda do rock and roll nos anos 50.
Entre suas escolhas, estão “A Big Hunk O’ Love” de Elvis Presley, “Smokestack Lightnin'” de Howlin’ Wolf, “Rumble” de Link Wray e “Lovers Who Wander” de Dion. Segundo Plant, essas músicas, mesmo que nem todas se encaixem diretamente na definição clássica do rock and roll, foram fundamentais para o desenvolvimento do gênero e para a sonoridade extravagante que viria depois.
Ao comentar sobre Howlin’ Wolf, o cantor admitiu que o Led Zeppelin tentou imitar seu estilo da forma mais fiel possível. “Nós o analisamos, tentando ficar o mais preto possível”, disse Plant, reconhecendo que, por mais que se esforçassem, o resultado nem sempre era o esperado.
As outras três músicas da lista vêm de um período diferente e mostram como as influências de Plant se expandiram ao longo dos anos. Ele escolheu “White Rabbit” do Jefferson Airplane, “A House is Not a Motel” do Love e “One More Cup of Coffee” de Bob Dylan como algumas de suas favoritas.
Falando sobre a importância de Dylan, Plant afirmou: “Ele foi o cara que nos acordou a todos” e destacou que, além de revolucionar a música, o cantor conseguiu tornar o folk-rock mais sexy e visceral.
Essas sete faixas mostram a diversidade de influências de Robert Plant, indo do rock clássico ao blues e ao folk, provando que a essência do rock and roll vai muito além de rótulos.
Confira a playlist no player abaixo: