Pete Shelley ganha relançamento de seus primeiros dois álbuns em vinil duplo

A Domino anunciou hoje detalhes do relançamento dos dois primeiros álbuns solo de Pete Shelley, Homosapien e XL-1 — a primeira vez que ambos os álbuns são relançados desde que foram incluídos como parte de um boxset pela Genetic Records em 2018.
Previsto para 6 de junho de 2025, os dois álbuns vêm em capas com a arte original totalmente restaurada, incluem um disco extra com lados B, duas e mixagens estendidas e contêm encartes com novas fotos e imagens e extensas notas de capa do escritor Clinton Heylin. Ambos também estarão disponíveis em CD pela primeira vez desde 2006.
Gravados em estreita colaboração com o renomado produtor Martin Rushent, ambos os álbuns viram Shelley abraçar um paladar musical mais amplo pós-Buzzcocks e trabalhar com instrumentação eletrônica e sintetizadores – Homosapien, em particular, é visto como um disco extremamente influente e pioneiro e amplamente considerado como um aceno para o trabalho que Rushent fez com o The Human League em Dare, alguns meses depois. Banida por motivos homofóbicos na época pela rádio BBC, “Homosapiens” se tornaria um hino das boates gays e o elemento queer uma parte extremamente importante da vida pessoal e musical de Pete, como demonstrado nesses dois álbuns.
Além disso, para o Record Store Day deste ano, em 12 de abril de 2025, a Domino anunciou recentemente o lançamento de Yesterday Is Not Here: Radio Sessions 1979-1983, uma coletânea de três sessões de rádio de Pete Shelley nunca antes lançadas — uma acústica transmitida pela Piccadilly Radio em 19 de janeiro de 1979, as outras duas gravadas com bandas completas para David ‘Kid’Jensen — uma em 21 de dezembro de 1981, gravada antes do lançamento de Homosapien, e a outra em 14 de fevereiro de 1983, gravada antes de XL-1. Os detalhes completos desse lançamento podem ser encontrados AQUI.
A estreia solo de Pete Shelley, Homosapien, lançada em 15 de janeiro de 1982, demorou muito tempo para ser feita, com ideias anteriores ao seu tempo com o Buzzcocks. Muitas das músicas, incluindo a faixa-título, foram escritas já em 1973, quando Pete começou a fazer experiências com gravações caseiras. Suas primeiras bandas, como Jets of Air, foram influenciadas pelo glamour e por sons experimentais, lançando as bases para seu trabalho solo posterior. Apesar de seu envolvimento com os Buzzcocks, o desejo de Pete de explorar a música eletrônica e estilos mais experimentais cresceu, especialmente depois de ver bandas como Joy Division e Gang of Four receberem elogios da crítica. Em 1981, a tensão dentro do Buzzcocks era evidente, com Pete se sentindo criativamente sufocado. A banda estava lutando com problemas financeiros e o desejo de Pete de explorar novas direções musicais estava entrando em conflito com o estilo punk mais tradicional da banda. Ele já havia começado a trabalhar em material solo, incluindo as primeiras gravações com Martin Rushent, que havia incentivado Pete a seguir um projeto solo, e Homosapien tomou forma rapidamente, com Pete tocando a maioria dos instrumentos e usando sintetizadores para criar um som muito distante das raízes punk do Buzzcocks.
Lançado pela Genetic Records de Rushent, Homosapien mostrou a mudança de Pete para o pop eletrônico, misturando elementos do glamour e da música de vanguarda. A faixa-título, com sua letra provocativa, chamou a atenção, embora alguns dos temas pessoais de Pete tenham gerado polêmica.
Apesar da resistência inicial de sua antiga gravadora, a EMI, Homosapien obteve sucesso, especialmente nos Estados Unidos, com a Arista, onde faixas como “In Love with Somebody Else” foram incluídas no lugar de algumas demos anteriores. O álbum marcou um afastamento significativo do passado de Pete, mas também abriu as portas para sua próxima fase criativa.
Em uma entrevista em 1983, Pete Shelley discutiu sua mudança do passado, especialmente o sucesso do Buzzcocks, para uma música mais introspectiva e experimental. Com Homosapien, Shelley adotou um som de electro-pop, em grande parte ofuscado por Dare, do The Human League, apesar de Homosapien ter sido gravado primeiro. Shelley explicou sua falta de interesse em provar algo para o público, concentrando-se, em vez disso, na criação de músicas que ressoam profundamente, sem se ater às expectativas comerciais. Os críticos compararam Homosapien aos trabalhos do The Human League e do Heaven 17, mas o foco de Shelley era criar músicas atemporais.
Shelley não estava interessado na “corrida dos ratos do pop”, achava que o punk havia perdido seu diferencial e se via como uma figura solitária que estava ultrapassando os limites do gênero. Em 1982, ele já estava olhando para o futuro, misturando influências de artistas como Dexys e Roxy Music, enquanto explorava novos territórios musicais, incluindo experiências multimídia e geradas por computador.
Em XL-1, lançado em maio de 1983, Shelley se aprofundou em sons experimentais, utilizando novas tecnologias e criando músicas no estúdio em vez de fazer uma demo. Ele até incorporou elementos gráficos e de vídeo ao álbum, adotando tanto as mixagens de dub quanto a produção musical de ponta. Apesar dos desafios, o XL-1 foi mais um passo em direção ao futuro, impulsionado pela ambição de Shelley de continuar ultrapassando os limites musicais e experimentando novos sons e ideias.
DISCO 1:
Lado A:
1. Homosapien
2. Yesterday’s Not Here
3. I Generate A Feeling
4. Keat’s Song
5. Qu’est-ce Que C’est Que Ça
Lado B:
1. I Don’t Know What It Is
2. Guess I Must Have Been In Love With Myself
3. Pusher Man
4. Just One Of Those Affairs
5. It’s Hard Enough Knowing
DISCO 2:
Lado C:
1. In Love with Somebody Else
2. Witness the Change
3. Maxine
4. Love in Vain
Lado D:
1. Homosapien (Elongated Dancepartydubmix)
2. Witness the Change/I Don’t Know What Love Is (Dub)
DISCO 1:
Lado A:
1. Telephone Operator
2. If You Ask Me (I Won’t Say No)
3. What Was Heaven?
4. You Know Better Than I know
5. Twilight
Lado B:
6. (Millions Of People) No One Like You
7. Many A Time
8. I Just Wanna Touch
9. You And I
10. XL1
DISCO 2:
Lado C:
1. Many A Time (Dub)
Lado D:
1. Telephone Operator/I Just Wanna Touch/If You Ask Me (I Won’t Say No)/(Millions of People (No One Like You) (Dub)