Engenheiro de som é acusado de roubar músicas inéditas de Eminem e trocar por Bitcoin

Redação 89

Engenheiro de som é acusado de roubar músicas inéditas de Eminem e trocar por Bitcoin imagem divulgação

O FBI  acaba de revelar um processo contra Joseph Strange, engenheiro de som de Eminem, acusado de roubar e vender músicas inéditas do rapper em troca de Bitcoin. Strange trabalhou por 14 anos no estúdio de Slim Shady, entre 2007 e 2021, e teve acesso a arquivos armazenados em computadores sem conexão com a internet.

De acordo com o Livecoins, as investigações começaram após um vazamento ocorrido em janeiro de 2025. Segundo o processo, Strange teria negociado 25 faixas inéditas, alegando possuir um acervo ainda maior, com mais de 300 músicas e letras manuscritas do rapper.

Além de atuar na engenharia de som, o FBI destacou que Strange tinha um envolvimento significativo com criptomoedas, sendo um minerador ativo de Bitcoin. O documento também menciona um comprador identificado como “Doja Rat”, de 31 anos, que teria adquirido parte das músicas vazadas, mas aparece apenas como testemunha no caso.

 

A Rolling Stone, que também noticiou o caso, aponta que Strange enfrenta uma pena máxima de 5 anos de prisão e uma multa de até US$ 250.000 se condenado sob a acusação de violação criminal de direitos autorais. O ex-funcionário também enfrenta uma pena máxima de até 10 anos de prisão se condenado sob a acusação de transporte interestadual de mercadorias roubadas.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS