Jesse Colin young, vocalista dos Youngbloods, morre aos 83 anos

Jesse Colin Young, cofundador e vocalista da banda Youngbloods, faleceu no último domingo (16) em sua casa em Aiken, Carolina do Sul, aos 83 anos. A notícia foi confirmada por sua esposa e empresária, Connie, mas a causa da morte não foi divulgada.
Young – cujo nome verdadeiro era Perry Miller – ficou eternizado no folk-rock dos anos 60 com o clássico “Get Together”, hino pacifista que capturou o espírito da contracultura. Embora não tenha composto a faixa, ele escreveu diversas canções para os Youngbloods, combinando consciência social, talento na guitarra e vocais marcantes.
O cantor iniciou sua trajetória solo antes mesmo da banda, lançando os discos “The Soul of a City Boy” e “Young Blood” em meados dos anos 1960. No entanto, foi ao lado dos Youngbloods que alcançou maior notoriedade, especialmente após “Get Together” ganhar força em um comercial de TV e se tornar um sucesso, chegando ao top 5 da Billboard.
Após o fim da banda em 1972, Young seguiu em carreira solo, lançando discos como “Song for Juli” e “Songbird”. Ele também se destacou por seu ativismo, participando do lendário show No Nukes em 1979, ao lado de Crosby, Stills & Nash, James Taylor e Jackson Browne.
Nos anos 90, criou o selo Ridgetop Music, e em 2019 lançou seu último álbum, “Dreamers”. Aposentado dos palcos desde 2012 devido à doença de Lyme, ele encontrou no YouTube um novo meio para compartilhar sua arte e sua jornada de recuperação.
Jesse Colin Young deixa um legado de músicas atemporais e uma trajetória marcada pela busca por harmonia, tanto na arte quanto na vida.