Brian James, guitarrista fundador do Damned, morre aos 70 anos

Brian James, o guitarrista fundador dos pioneiros do punk britânico The Damned, morreu aos 70 anos. Um comunicado postado em sua página oficial do Facebook o chamou de “um dos verdadeiros pioneiros da música”, enquanto nenhuma causa de morte foi compartilhada.
Seu colega de Damned, Capitain Sensible, também conhecido como Raymond Burns, compartilhou uma homenagem no X/Twitter: “Estamos chocados ao saber que o criador do Damned, nosso grande amigo Brian James, infelizmente se foi. Um cara adorável que eu me sinto tão sortuda por ter conhecido todos esses anos atrás e, por algum motivo, me escolheu para ajudar em sua busca pela revolução musical que ficou conhecida como punk.”
De acordo com o The Guardian, James escreveu o primeiro single punk britânico, “New Rose”, que foi lançado cinco semanas antes d e “Anarchy in The UK”, do Sex Pistols, e foi o compositor principal do álbum de estreia da banda, “Damned Damned Damned”, que foi lançado em fevereiro de 1977.
James deixou o grupo após o lançamento de seu segundo álbum, “Music for Pleasure”, e esteve em vários grupos solo, incluindo os Lords of the New Church, que lançaram três álbuns na década de 1980. Em 2000, uniu forças com Stewart Copeland do Police, Wayne Kramer do MC5, Duff McKagan do Guns N’ Roses e Clem Burke do Blondie como os Racketeers para o álbum “Mad for the Racket”. Em 2013, ele regravava seu material do Damned para um álbum solo, “Damned If I Do”.
Em 2022, James se reuniu com os antigos companheiros do The Damned para alguns shows no Reino Unido, marcando sua despedida dos palcos.