Prefeitura do Rio vai transformar casa de “Ainda Estou Aqui” em museu

Redação 89

Prefeitura do Rio vai transformar casa de “Ainda Estou Aqui” em museu imagem divulgação

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que o imóvel onde foi gravado Ainda Estou Aqui, grande vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, será transformado na Casa do Cinema Brasileiro. A prefeitura irá desapropriar e adquirir a propriedade para criar um museu dedicado ao cinema nacional e à memória da história retratada no filme.

A produção de Walter Salles narra a busca de Eunice Paiva pela verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, durante a ditadura militar. O longa fez história ao conquistar o primeiro Oscar do Brasil na 97ª edição da premiação, e agora o local das filmagens, situado na Urca, será aberto para visitação. “Vamos tornar público o espaço que trouxe o primeiro Oscar do Brasil e fazer dele um lugar de memória da democracia”, declarou Paes.

Além de homenagear o cinema nacional e a trajetória de Eunice Paiva, o espaço terá exposições interativas sobre a participação do Brasil no Oscar e também abrigará a nova sede da Rio Film Commission, incentivando mais produções cinematográficas no país. “E pra não deixar dúvidas: a Casa do Cinema Brasileiro vai estar pronta para receber a nossa primeira estatueta. Quem sabe ela não vem morar aqui?”, brincou o prefeito, citando uma frase do filme.

Desde o sucesso de Ainda Estou Aqui, o imóvel se tornou um ponto de interesse entre fãs e cinéfilos. A casa, que foi locada para as filmagens por um ano e meio, estava à venda por R$ 13,9 milhões antes da decisão da prefeitura. Com a iniciativa, o Rio de Janeiro ganha mais um espaço de valorização da cultura nacional e do cinema brasileiro.

(via Agência Brasil)



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS