David Johansen, vocalista do New York Dolls, morre aos 75 anos

David Johansen, líder da lendária banda punk New York Dolls e também conhecido por seu trabalho solo sob o nome de Buster Poindexter, faleceu na sexta-feira, 28 de fevereiro, aos 75 anos. A notícia foi confirmada por sua representante, Carla Parisi, que informou que o músico faleceu em sua casa, em Nova York, ao lado de sua esposa, Mara Hennessey, e de sua filha, Leah. Segundo comunicado oficial (via Pitchfork), Johansen morreu de causas naturais. No entanto, recentemente a imprensa dos Estados Unidos revelou que ele enfrentava um câncer em estágio 4.
Nascido em Staten Island, em 1950, Johansen cresceu cercado pelo rock’n’roll e pelo blues, influências que ajudaram a moldar o som explosivo do New York Dolls. A banda, formada no início dos anos 70, lançou dois álbuns icônicos – New York Dolls (1973) e Too Much Too Soon (1974) – que, apesar da recepção inicial morna, se tornaram marcos do glam rock e do punk. Com uma estética andrógina e letras provocativas, os Dolls influenciaram gigantes como Ramones, Sex Pistols e The Smiths.
Após o fim do grupo, Johansen seguiu carreira solo e reinventou-se como Buster Poindexter, conquistando sucesso comercial com o hit Hot Hot Hot. Em 2004, participou da reunião do New York Dolls, incentivada por Morrissey, e lançou três novos álbuns com a banda. Nos últimos anos, sua trajetória foi retratada no documentário Personality Crisis: One Night Only, dirigido por Martin Scorsese, que destacou sua importância para a música e para a cultura de Nova York.
Com sua voz inconfundível e presença de palco incendiária, David Johansen deixa um legado que transcende gerações, provando que sua influência no rock é atemporal.