David Johansen, vocalista do New York Dolls, morre aos 75 anos

Redação 89

David Johansen, vocalista do New York Dolls, morre aos 75 anos imagem divulgação

David Johansen, líder da lendária banda punk New York Dolls e também conhecido por seu trabalho solo sob o nome de Buster Poindexter, faleceu na sexta-feira, 28 de fevereiro, aos 75 anos. A notícia foi confirmada por sua representante, Carla Parisi, que informou que o músico faleceu em sua casa, em Nova York, ao lado de sua esposa, Mara Hennessey, e de sua filha, Leah. Segundo comunicado oficial (via Pitchfork), Johansen morreu de causas naturais. No entanto, recentemente a imprensa dos Estados Unidos revelou que ele enfrentava um câncer em estágio 4.

Nascido em Staten Island, em 1950, Johansen cresceu cercado pelo rock’n’roll e pelo blues, influências que ajudaram a moldar o som explosivo do New York Dolls. A banda, formada no início dos anos 70, lançou dois álbuns icônicos – New York Dolls (1973) e Too Much Too Soon (1974) – que, apesar da recepção inicial morna, se tornaram marcos do glam rock e do punk. Com uma estética andrógina e letras provocativas, os Dolls influenciaram gigantes como Ramones, Sex Pistols e The Smiths.

Após o fim do grupo, Johansen seguiu carreira solo e reinventou-se como Buster Poindexter, conquistando sucesso comercial com o hit Hot Hot Hot. Em 2004, participou da reunião do New York Dolls, incentivada por Morrissey, e lançou três novos álbuns com a banda. Nos últimos anos, sua trajetória foi retratada no documentário Personality Crisis: One Night Only, dirigido por Martin Scorsese, que destacou sua importância para a música e para a cultura de Nova York.

Com sua voz inconfundível e presença de palco incendiária, David Johansen deixa um legado que transcende gerações, provando que sua influência no rock é atemporal.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS