Microsoft anuncia aposentadoria do Skype

Redação 89

Microsoft anuncia aposentadoria do Skype Imagem: Mati Flo (via Unsplash)

A Microsoft anunciou que o Skype será aposentado do serviço ativo em 5 de maio, encerrando uma trajetória de 23 anos desde que revolucionou as chamadas via Internet. A decisão faz parte da estratégia da empresa de concentrar seus esforços no Teams, seu atual carro-chefe para comunicação e colaboração. Os usuários do Skype terão até essa data para decidir o que fazer com suas contas.

O Skype já teve 300 milhões de usuários no auge, mas os últimos números divulgados em 2023 indicavam apenas 36 milhões, uma queda expressiva. O presidente de aplicativos e plataformas colaborativas do Microsoft 365, Jeff Teper, afirmou que a migração para o Teams permitirá “impulsionar a inovação mais rápida” e simplificar a experiência dos usuários.

Até 5 de maio, os usuários poderão transferir seus contatos e dados para o Teams ou baixar suas informações pelo recurso de exportação do Skype. O declínio da plataforma já era evidente desde 2016, quando a Microsoft lançou o Teams e começou a reduzir a presença do Skype em suas soluções.

O Skype for Business foi descontinuado em 2021, e o próprio Skype perdeu relevância no Windows 11. Com essa decisão, a Microsoft encerra de vez um dos serviços mais icônicos da era digital, marcando o fim de uma era para a comunicação on-line.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS