Ed O’Brien, do Radiohead, participa de masterclass em SP e destaca poder transformador da música

“A música me salvou”. Foi com essa frase que Ed O’Brien, guitarrista do Radiohead, iniciou sua palestra na última sexta-feira (21), no Edifício Oswald de Andrade, no Centro de São Paulo. O evento, que reuniu mais de 150 pessoas, foi promovido pelo CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, um programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de SP.
O’Brien relembrou sua infância e juventude marcadas por conflitos familiares e a separação dos pais. “Nos momentos de tensão, meu violão era meu único refúgio”, contou. Ele também falou sobre os primeiros anos do Radiohead, destacando a dedicação da banda para evoluir musicalmente: “A gente tocava para melhorar cada vez mais e entramos numa jornada incrível. Nós formamos uma família”.
A masterclass contou ainda com a participação de Ruth Daniel, fundadora da ONG In Place of War, que utiliza a música e a arte para transformar realidades em zonas de conflito. Ela destacou um projeto na Palestina, onde a música tem sido uma ferramenta de resistência e expressão cultural.
Durante o evento, O’Brien elogiou a música brasileira e citou Jorge Ben Jor, Caetano Veloso e Tom Jobim como referências. O músico já morou em São Luiz do Paraitinga (SP) e demonstrou grande apreço pela cena musical do país.