Gene Simmons: “Não existem mais grandes bandas de rock”

Gene Simmons, baixista e vocalista do KISS, reacendeu a polêmica sobre o futuro do rock ao afirmar que não existem mais grandes bandas no gênero. Em entrevista ao podcast Greatest Music Of All Time, o músico expandiu seu ponto de vista sobre como o rock perdeu espaço para o pop e o rap nos últimos anos.
Simmons apontou que o consumo de rock and roll está limitado: “As pessoas que compram rock são predominantemente brancas. Embora ainda seja vibrante em estádios de todo o mundo — Iron Maiden se sai muito bem ao vivo e Metallica e assim por diante, mas essas são bandas antigas” (via Blabbermouth).
Para ele, o problema é que não há novas grandes bandas surgindo: “Você não pode encontrar uma nova grande banda de rock. Elas não existem. Foo Fighters é uma grande banda, e isso foi há 30 anos”. O baixista acredita que a decadência do gênero começou quando a música passou a ser distribuída gratuitamente, quebrando o modelo de negócios do rock.
Quando questionado sobre por que a indústria favorece o pop e o rap, Simmons voltou a abordar o público consumidor: “Há tantos grandes cantores pop; Ariana Grande é realmente fabulosa. E há Dua Lipa, e há muitos deles. Mas a base de fãs são mulheres jovens”.
As declarações de Simmons reacendem o eterno debate: o rock perdeu seu espaço ou está passando por uma transformação?