Jethro Tull anuncia seu novo álbum de estúdio
O Jethro Tull anunciou que lançará seu novo álbum “Curious Ruminant” em 7 de março. O projeto marca o 24º disco de estúdio da banda, composto por nove novas faixas que variam em duração de dois minutos e meio a quase 17 minutos e segue dois álbuns consecutivos em 2022 e 2023.
Entre os músicos apresentados estão o ex-tecladista Andrew Giddings e o baterista James Duncan, juntamente com os atuais membros da banda David Goodier, John O’Hara, Scott Hammond e, fazendo sua estreia na gravação com a banda, o guitarrista Jack Clark.
Para coincidir com este anúncio, a faixa-título do álbum foi lançada digitalmente, ao lado de um vídeo de Costin Chioreanu (confira abaixo).
“Curious Ruminant” estará disponível em vários formatos, incluindo um Ltd Deluxe Ultra Clear 180-gram 2 LP + 2 CD + Blu-ray Artbook & Ltd Deluxe 2 CD+Blu-ray Artbook. Ambos apresentam o álbum principal, mixagens estéreo alternativas e um Blu-ray contendo Dolby Atmos & 5.1 Surround Sound (mais uma vez realizado por Bruce Soord de The Pineapple Thief) e material de entrevista exclusivo. O livro de arte de vinil Ltd Deluxe também inclui duas impressões de arte exclusivas. O álbum também estará disponível como um CD de Edição Especial Digipak, Gatefold 180g LP + LP-booklet e como um Álbum Digital em estéreo e Dolby Atmos. Pré-venda AQUI.
Ian Anderson vem dizendo há meses após o lançamento de “RökFlöte” que embarcaria em um novo projeto no final de 2023. Ele esperou apenas algumas semanas antes que as primeiras noções começassem a se solidificar em algumas palavras de intenção elaboradas e, em maio de 2024, algumas músicas inacabadas gravadas anteriormente com John O’Hara, David Goodier e James Duncan se tornaram o ponto de partida para as novas músicas à medida que tomavam forma.
Escrever as letras e melodias para todo o material recém-escrito veio muito rapidamente, uma vez que ele começou a sério durante junho e parecia se encaixar na sensação musical e nos estilos das gravações anteriores.
A escrita de Anderson aqui é muitas vezes em um nível mais pessoal de conteúdo lírico do que estamos acostumados a ouvir. Intercalados com suas descrições observacionais habituais estão os momentos um pouco mais de coração na manga de alma – embora não sobre os tópicos mais frequentemente desfilados pelos habituais comerciantes líricos I-me do pop e do rock.
Algumas das músicas são desenvolvidas a partir de demonstrações instrumentais inacabadas feitas há alguns anos, embora isso não resulte em uma enorme divisão estilística para saltar para o ouvinte. Além dos solos e melodias de flauta exclusivos, as guitarras acordeão, bandolim, acústicas e tenor também aparecem em várias faixas, então o pano de fundo sutil do rock acústico e folk lembra a herança Tull dos anos 70.