Kiko Loureiro lança clipe de “Point Of No Return” que reflete avanço da inteligência artificial na sociedade
O guitarrista Kiko Loureiro acaba de lançar o videoclipe de “Point Of No Return”, música do álbum “Theory of Mind”. Esta faixa captura a mudança irreversível em nossa jornada coletiva — tanto como indivíduos quanto como sociedade . A faixa reflete este momento, em que o avanço da inteligência artificial alcançou um nível que mudará para sempre a forma como vivemos, pensamos e interagimos.
O videoclipe, dirigido por Leo Liberti, foi gravado na Avenida Paulista, em São Paulo, e acompanha a velocidade como símbolo do avanço tecnológico, remetendo ao ponto irreversível em que a tecnologia e a humanidade se encontram. É uma interpretação musical da transição entre o domínio humano sobre a tecnologia e o momento em que esta se torna uma presença igualmente ativa.
Sobre a faixa, Kiko Loureiro explica: “Ela captura a mudança irreversível em nossa jornada coletiva — tanto como indivíduos quanto como sociedade — rumo a um futuro em que a humanidade e a tecnologia estão inextricavelmente ligadas. Estamos à beira de um limiar monumental, um ponto sem retorno. “Point of No Return” reflete este momento, em que o avanço da inteligência artificial alcançou um nível que mudará para sempre a forma como vivemos, pensamos e interagimos”.
Ele completa: “Na evolução pessoal e tecnológica, chega um momento em que tudo muda — quando se cruza para um entendimento mais profundo e, uma vez visto, é impossível “desver”. Esta música incorpora essa experiência. Estamos à beira de uma nova realidade em que a IA deixa de ser apenas uma ferramenta que controlamos para se tornar uma presença com a qual precisamos coexistir. À medida que a IA se aproxima da capacidade de entender, interagir e, talvez, até desenvolver sua própria forma de consciência, a humanidade está sendo forçada a se adaptar… Isso não é apenas sobre a evolução da tecnologia — é sobre a nossa evolução também. Estamos entrando em uma era pós-humana, onde a linha entre o pensamento humano e a cognição artificial se torna indistinta”.
Assista ao videoclipe de “Point Of No Return” no player abaixo: