“One Way Home”, primeiro álbum do guitarrista Eddie Pimentel, traz o blues e soul music em composições autorais, homenagens e tributos
O guitarrista natural do Rio de Janeiro, Eddie Pimentel, estreou em grande estilo seu primeiro álbum, “One Way Home”, produzido por Tim Carmon. Com dez faixas autorais, um cover e vários bônus musicais, Eddie faz seu debut no blues e no soul music internacional, com composições intimistas que retratam sua vivência nos Estados Unidos, um período marcado por sucessos e perdas pessoais. O trabalho já está disponível nos streamings.
O álbum “One Way Home” é, para o guitarrista, a maior realização profissional que poderia ter como músico e artista. “Tocar e gravar com meus ídolos é um sonho antigo, conquistado após longos anos de estudo, dedicação e algumas abdicações”, comenta Eddie. “Quando olho para trás, sempre me lembro do Nathan East (baixista do Clapton) na “Reptile Tour”, me dando algumas palhetas e me dizendo para praticar. Eu nunca esquecerei aquele momento! E em 2011, na terceira turnê de Clapton no Brasil, Tim Carmon (que tocou, excursionou, escreveu ou produziu nomes como Clapton, Stevie Wonder, Paul McCartney, Bob Dylan, BB King, entre outros) foi o responsável por visualizar essas instruções que Nathan me deu e me tirar da posição de fã, fazendo-me sentir como um deles. Lembro como se fosse hoje, 13 anos atrás, conversando com Eric Clapton nos bastidores de um de seus shows aqui no Brasil, ao lado do meu então futuro produtor. Inacreditável como as coisas acontecem”, lembra, orgulhoso.
Gravado em Los Angeles, com músicos do mais alto gabarito, o álbum conta com Tim Carmon no piano, Rhodes e Hammond, Gorden Campbell (Whitney Houston) na bateria, Courtney Leonard (Beyoncé) no baixo, Charlean Carmon (Stevie Wonder) e Sydne Rose-Myett (Squad Harmonix) nos backing vocals, e mixagem de Tim Carmon, David Bryce, Arthur Damásio e Lucas Sagaz.
Com cinco singles já lançados ao longo de 2023 e início deste ano, o álbum reúne outras cinco faixas, incluindo uma intro instrumental em “Brother From Another Mother”, feita a quatro mãos com Tim, música de abertura do disco, que reconhece a relação fraterna entre os dois e celebra o projeto. Outro destaque é o interlúdio “One Way Home”, que conta com a assinatura de Carmon ao longo da composição com Hammond, no estilo bem “church”, segundo Eddie Pimentel. Em “My Place in Rio”, a gravação foge do tradicional com a faixa de guitarras em low-fi, totalmente analógica. E ainda há uma “Ghost Track”, com uma jam session da banda, para quem conseguir encontrá-la ao longo do álbum.
Homenagens em Blues
“One Way Home” traz homenagens a grandes nomes da música. Em “Love Sneaking Up On You” — um dos dois covers do álbum — Eddie Pimentel reverencia Bonnie Raitt, guitarrista norte-americana considerada a 89ª melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone e vencedora, em 2023, do seu 13º Grammy Awards em 30 indicações, além do Prêmio de Contribuição em Vida. Outro tributo do artista é a Robert Johnson, em “Walkin’ Blues”. Robert Leroy Johnson foi um cantor, compositor e guitarrista norte-americano, reconhecido como importante referência para a padronização do consagrado formato de doze compassos para o blues, além de ser um dos primeiros bluesmen da história.
Em outras canções, Eddie dedica sua poesia ao pai que faleceu na pandemia — “Vacations in My Hometown” — que conta com um videoclipe na Urca, Praia Vermelha, RJ, onde os dois passavam boa parte do tempo juntos; e à avó em “For All Grandparents”.
“Diante do falecimento de minha querida avó, em 2016, fui tocado pela incerteza, em um momento em que tentava seguir em frente com minha antiga banda. Continuar com esse projeto acabou se tornando difícil, pois minha volta ao Brasil já era inevitável, o que aconteceu após o falecimento dela. Como eu digo em uma parte da letra de ‘Don’t Stop Go Ahead’, ‘Meu tempo está se esgotando, e a hora está ficando muito longa’, embora eu sentisse que não tinha muito tempo sobrando com minha banda, parecia muito tempo para meu retorno ao Brasil. Diante dessa situação, Tim me perguntou se minha intenção era parar com a música ali ou se continuaríamos com o objetivo de trabalhar juntos”, conta.
Cinco anos depois, Eddie enfrenta uma nova perda, que ele considera a maior que já teve: a morte de seu pai, Nelson, durante a pandemia de Covid-19. “Após o falecimento dele, eu acabei me distanciando totalmente de tudo. A única coisa que me proporcionava algum conforto era a música. Toda vez que eu voltava dos Estados Unidos de férias, um dos meus programas favoritos era passear na praia com meu pai e meu sobrinho Pedro. Não havia nada melhor do que esse programa. Assim nasceu a faixa ‘Vacations In My Hometown’, em homenagem ao meu pai. Pedi ao Tim que fizesse uma introdução dedicada a ele, para que ele pudesse ouvir a mensagem lá de cima, e assim meu produtor fez, resultando em lágrimas tanto minhas quanto dele no estúdio. Foi marcante!”, recorda emocionado.
1a Turnê no Brasil
Em maio desse ano Eddie estreou nos palcos do simbólico Mississippi Delta Blues Bar, no Rio de Janeiro, com sua banda brasileira, César Lago (Blues Etílicos) no baixo, Márcio Saraiva (Celso Blues Boy) na bateria, Luciano Lopes (Baby do Brasil) nos teclados e Charles Zanol nos violões e vocais.
Em seguida, apresentou no show de encerramento do Festival Jazz & Blues 2024, de Rio das Ostras, tocando antes de Richard Bona e que teve a participação especial do Bluesman Brasileiro, Big Joe Manfra, que acaba de se tornar seu produtor de shows no Brasil. Com Manfra, Eddie também esteve no line up do Festival Blues nas Ruas (edições Itaipava e Búzios) .
Com novos shows marcados, Eddie e sua banda estreará seu primeiro álbum na cidade de Macaé, RJ – dia 06/09, no Line Up do Polo Gastronômico. Em seguida, segue para Curitiba – no dia 23/09, onde apresentará no Hard Rock Café, no dia 25 no Rio de Janeiro, no Blue Note RJ, em São Paulo dia 27/09 e Buenos Aires – Argentina, dia 19, com locais a serem confirmados.
Sobre Eddie Pimentel
Incentivado a mudar-se para Los Angeles por Tim Carmon, Eddie Pimentel conquistou uma bolsa de estudos na “The Musicians Foundation em Los Angeles” para estudar música no Musicians Institute em Hollywood e uma guitarra da marca ESP, que veio junto com a admissão na faculdade.
Ao longo de quase dois anos em L.A, teve aulas e tocou com guitarristas como: Stuart Ziff (War), Vadim Zilberstein (Earth, Wind and Fire), Dean Brown (Marcus Miller), Adam Hawley (Jennifer Lopez), Scott Henderson, Carl Verheyen (Supertramp), entre outros.
Em 2015, foi premiado com o “Outstanding Player Award”, prêmio de melhor guitarrista do ano no Musicians Institute na formatura de fim de curso.
“Esse prêmio simboliza de forma muito intensa a finalização de uma caminhada altamente probatória para mim, que é a formatura na mais importante escola de música do mundo, o Musicians Institute. Foi como fechar com chave de ouro a melhor época da minha vida, dando um significado mais do que especial para aquela jornada intensa de dedicação aos estudos de música e aperfeiçoamento na minha arte com a guitarra. Dali em diante, tudo foi se expandindo sem parar na minha carreira, culminando em mais uma realização, que foi o meu primeiro lançamento na minha carreira solo, com o single ‘When The Rain Sustains’.”
Com influências de BB King, Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan, Buddy Guy e Robert Cray, as 5 faixas do álbum “One Way Home” serão lançadas pela distribuidora internacional CDBaby, maior distribuidora online de música independente do mundo, ao longo deste ano.