SUPERBANNER BONÉ RS

Rick Bonadio diz que inteligência artificial vai tornar inúteis os artistas medíocres

Redação 89

Rick Bonadio diz que inteligência artificial vai tornar inúteis os artistas medíocres imagem divulgação

Rick Bonadio, um dos principais produtores do nosso rock nacional, iniciou nesta quinta-feira (13) no X\Twitter uma discussão sobre o uso da inteligência artificial (IA) no mercado musical.

“Torço muito pela inteligência artificial na música. Vejo como uma coisa boa. Vai tornar inúteis os artistas medíocres”, escreveu o produtor, deixando claro que vê a tecnologia como uma nova ferramenta de trabalho.

Ele acrescentou: “Só vai ter valor quem realmente tem talento. Fazer música sem inspiração, qualquer PC vai fazer”.
Bonadio levou, em seguida, o tema para sua página no Instagram, que foi onde os comentários bombaram. Muitos concordaram com o produtor, mas outros argumentaram que a IA tem o poder de elevar o patamar de profissionais medianos.

O brasileiro segue a linha de Pete Townshend, guitarrista do The Who, que no final do ano passado analisou as tecnologias que deverão impactar a indústria da música nos próximos anos em uma entrevista para Justin Richmond, do podcast Broken Record.

Townshend manteve contato direto com todo o desenvolvimento tecnológico que a música passou nos últimos 50 anos e por conta de todo seu entusiasmo por produtos avançados, não descarta o uso de inteligência artificial (IA) em seus próximos trabalhos. “Acho que vai ajudar de todas as formas que vão nos surpreender quando acontecerem, assim como foi com a internet. E, claro, a internet tem um lado muito, muito sombrio”.

Quem também recentemente abordou o uso de IA na música foi Ian Hill, baixista do Judas Priest. Falando para o site Radiocast da Bulgária, deixou claro que a tecnologia pode ser facilmente identificada e tem um limite: “Ela não pode performar ao vivo… A IA não consegue fazer isso. Não dá para ter inteligência artificial no palco. Isso não vai funcionar”.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS