SUPERBANNER BONÉ RS

Livia Peixoto: da Som Livre para o gerenciamento de artistas brasileiros e internacionais em Hollywood

Redação 89

Livia Peixoto: da Som Livre para o gerenciamento de artistas brasileiros e internacionais em Hollywood imagem divulgação

De Niterói, Rio de Janeiro, Livia Peixoto desenvolveu desde cedo uma afinidade natural com a música e a cultura brasileira, passando a trabalhar com artistas renomados até embarcar em um novo desafio: juntar-se a uma das maiores agências de talentos do mundo, a WME Music (William Morris Endeavor), solidificando ainda mais sua posição como uma das principais profissionais do mercado. Em meio ao cenário competitivo da indústria da música internacional, Livia emerge como uma figura proeminente, levando consigo, além da paixão pelo ofício, experiência do mercado brasileiro e latino americano.

Radicada em Los Angeles desde 2022, Livia encontrou na XYION Inc., empresa de empresariamento artístico liderada por Adrian L. Miller, ex-empresário do renomado artista Anderson P.aak, a oportunidade de assumir um novo papel: de “Day-to-Day manager” de artistas como October London, uma ascensão na cena musical, assinado pela gravadora Death Row Records, de Snoop Dogg, e que alcançou o primeiro lugar nas paradas de Adult R&B da Billboard em 2023.

“Na indústria musical, mergulhar na arte, nos sonhos e nas experiências de vida de outras pessoas é uma jornada singular. Cultivar um amor genuíno pela minha profissão é o alicerce para nutrir os artistas em sua busca pela realização. Os anseios deles se entrelaçam com os meus, formando uma teia de conexões que exige não apenas talento, mas também um profundo respeito e empatia. Reconhecer o impacto transformador que a música tem na vida das pessoas é essencial. Portanto, abordar cada projeto com sensibilidade e compreensão é a chave para construir relacionamentos autênticos e garantir que nossos esforços conjuntos sejam guiados pela compaixão e pela integridade.” descreve o ofício.

Além de liderar a gestão de talentos de artistas, desenvolvendo planos de marketing inovadores para impulsionar suas carreiras e coordenando estratégias de A&R (Artistas e repertório, divisão de uma gravadora ou editora responsável pela descoberta de talentos, bem como pelo desenvolvimento criativo e comercial de um artista ou banda), Lívia tem como característica pensar fora da caixa, de modo a garantir que cada projeto seja executado com sucesso, proporcionando, por exemplo, performances destacadas em eventos como o Black Lives Matter Festival, em Los Angeles.

Empreendedorismo na música

A indústria musical é dinâmica e exige total imersão, segundo a especialista Lívia Peixoto. Estar presente nas ruas, nos bastidores dos shows, vivenciando o dia a dia é essencial, para o profissional que busca seguir a profissão. No entanto, é preciso também ser paciente e persistente, pois o caminho para o sucesso no “music business” pode ser desafiador.

De acordo com Lívia, para aqueles que estão dispostos a trabalhar duro e perseguir seus objetivos com paixão, o trabalho pode ser incrivelmente gratificante.

“Manter-se atualizado, sempre antenado às tendências de música, moda e consumo, que estão em constante evolução, é com certeza um dos grandes desafios. Além disso, precisamos ter uma sensibilidade especial, porque estamos lidando com pessoas e sentimentos. Trabalhar diretamente com artistas requer empatia e uma capacidade extraordinária de se adaptar às diversas personalidades e demandas”, explica. “O music business não conhece horário fixo; é um compromisso 24/7. Os artistas muitas vezes têm horários completamente diferentes dos tradicionais “horários comerciais”, pois estão imersos em sua arte, produzindo música até altas horas da madrugada ou se apresentando em shows até tarde da noite. Então, enfrentar esses desafios requer não apenas habilidades técnicas, mas também uma dedicação inabalável”,destaca Lívia.

Além de seu trabalho em empresas renomadas, Lívia também demonstrou sua habilidade empreendedora ao atuar de forma autônoma na produção de shows e gerenciamento de turnês.

Em parceria, trabalhou com produtores musicais como, Rodrigo Martins, indicado ao Latin Grammy pelo último álbum do Rubel, o engenheiro de som Pedro Laet, que tem trabalhos com artistas como Dave Matthews e Billy Joel, assim como, Pedro Kayat, produtor musical e engenheiro de som, que trabalha no estúdio da Universal Music e que já trabalhou com Jorge Aragão, Beanie Sigel, Sara Diamond, HeartBeats [Nicki Minaj, Jesy Nelson],entre outros artistas.

A especialista também coordenou diversos lançamentos, gravações em estúdio e de vídeos, e campanhas de marketing. Colaborou estrategicamente com artistas brasileiros, contribuindo significativamente para a internacionalização de suas carreiras na América do Norte.

Dentre eles, destaca-se a colaboração com o músico indicado ao Grammy Latino, Rogê. Durante sua turnê pelos Estados Unidos, Livia foi responsável por coordenar as performances e logística em mais de 20 cidades, contribuindo para o sucesso do evento.

Da mesma forma, produziu a artista brasileira Flor, nos Estado Unidos. Com shows em San Diego, San Francisco e alguns em L.A., Livia produziu também uma entrevista ao programa ao vivo na CBS, e coordenou, com execução logística,a participação do Seu Jorge, pai da cantora, em um dos shows no país.

Diante da experiência em liderar projetos de artistas dessa magnitude, seus esforços foram internacionalmente reconhecidos, especialmente durante o SXSW 2024, considerado um dos maiores eventos de tecnologia, música, inovações e cultura do mundo, onde ela produziu uma série de shows de sucesso e moderou um painel sobre a influência da música country brasileira e internacional.

Som Livre

Com uma sólida formação educacional em Negócios Musicais, obtida na UCLA Extension – Universidade da Califórnia em Los Angeles, e em Marketing, Publicidade e Relações Públicas, Comunicação e Habilidades Empresariais na Escola de Negócios de Bournemouth, Inglaterra e certificações em Gestão de Eventos e Festivais, Livia está continuamente se aprimorando e expandindo seus conhecimentos para se manter na vanguarda da indústria musical. No entanto, antes de chegar onde está, sua jornada deu início quando ainda era estagiária da prestigiada gravadora Som Livre.

Ao longo de seis anos, destacou-se rapidamente, passando a desempenhar papéis cruciais no marketing, garantindo a visibilidade de artistas em programas de TV de grande audiência, como Domingão do Faustão e Fantástico, além de liderar a produção de eventos de lançamento de singles e álbuns.A exemplo, o álbum do Edi Rock e o single da Lexa com o Kekel.

Sua contribuição também se estendeu ao departamento de Ao Vivo, onde foi responsável por produzir shows e festivais de renome, incluindo o Festeja, maior festival sertanejo do Brasil, e o Festeja Brasil, especial de final de ano da TV Globo. Durante sua passagem pela gravadora, Livia teve o privilégio de gerenciar as carreiras de artistas emergentes e estabelecidos, desenvolvendo estratégias inovadoras para impulsionar seu crescimento e sucesso.

O ponto alto de sua trajetória na Som Livre foi a oportunidade de colaborar com alguns dos maiores nomes da indústria musical brasileira, incluindo Luan Santana, Thiaguinho, Gusttavo Lima e Marilia Mendonça, entre outros. Seu olhar perspicaz para identificar novos talentos e sua habilidade em construir relacionamentos sólidos na indústria foram fundamentais para o sucesso de diversos artistas.

“Foi na Som Livre, que me apaixonei pela indústria musical e descobri minha paixão por essa área, definindo o rumo do trabalho da minha vida, e onde fiz amigos para a vida toda”, reconhece.

 

Fotos: Divulgação AI



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS