Como Ajudar
SUPERBANNER BONÉ RS

Scarlett Johansson acusa OpenAI de copiar sua voz em assistente digital

Redação 89

Scarlett Johansson acusa OpenAI de copiar sua voz em assistente digital imagem divulgação

Os advogados de Scarlett Johansson estão exigindo que a OpenAI revele como desenvolveu uma voz da assistente digital com tecnologia de inteligência artificial (IA) chamada Sky, do GPT-4o, semelhante à da atriz.

Há nove meses, o CEO da empresa, Sam Altman, entrou em contato com Johansson para licenciar sua voz. Após pensar, ela resolveu recusar o convite, alegando “motivos pessoais”.

Após o lançamento da Sky, a artista se surpreendeu porque o sistema imitava sua voz e seu jeito de falar. “Fiquei chocada, irritada e sem acreditar que Altman buscasse uma voz que soava tão estranhamente semelhante à minha que meus amigos mais próximos e a mídia não pudessem notar a diferença”, disse a atriz.

Johansson atuou no filme “Ela”, de 2013, sobre um homem que se apaixona pela voz feminina de uma assistente digital inteligente. Altman chegou a postar no X a palavra “Ela”, referindo-se ao filme, depois que a empresa anunciou a nova versão do ChatGPT. Os executivos da OpenAI, no entanto, negaram qualquer conexão e tentaram explicar ao Washington Post a questão. “A voz de Sky não é uma imitação e pertence a uma outra atriz profissional, usando sua própria voz natural”, disseram.

Scarlett Johansson ainda emprega sua voz de forma incrível ao cantar. No player abaixo você confere a parceria dela com Pete Yorn no hit de 2009 “Relator”:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS