Como Ajudar
Especial U2

John Barbata, baterista original do Jefferson Starship, morre aos 79 anos

Redação 89

John Barbata, baterista original do Jefferson Starship, morre aos 79 anos imagem divulgação

John Barbata, baterista que tocou no último álbum do Jefferson Airplane e integrou a formação original do Jefferson Starship, além de trabalhar com The Turtles e Crosby, Stills, Nash e Young, morreu no último dia 8 de maio, em Oklahoma, nos Estados Unidos, aos 79 anos. O falecimento de Barbata foi confirmado pelas páginas oficiais do Facebook do Starship e do Airplane, mas nenhum dos dois canais forneceu a causa da morte.

Barbata tocou no último álbum de estúdio do Jefferson Airplane, “Long John Silver”, de 1972, e aparece no trabalho ao vivo do ano seguinte “Thirty Seconds Over Winterland”. Quando o Airplane mudou o nome para Jefferson Starship, ele estava na formação original, juntamente com Grace Slick e Paul Kantner. Ele se manteve no grupo até 1978, quando um grave acidente de carro o deixou afastado do trabalho por quase uma década.

Antes de ingressar no Jefferson Airplane, Barbata já havia feito um grande sucesso com o The Turtles, em 1967. Ele toca bateria nos clássicos singles “Happy Together”, “Elenore” e “You Showed Me”. Em 1969, se juntou ao supergrupo Crosby, Stills, Nash and Young. A bateria dele pode ser ouvida em “Ohio”, que aparece no álbum ao vivo “Four-Way Street”, de 1974. O baterista continuaria a gravar ao longo dos anos com esses músicos em várias iterações e sets solo.

Barbata também colaborou em estúdio com nomes como Johnny Rivers, The Ever Brothers, Lee Michaels, Ry Cooder e Linda Ronstadt.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS