Como Ajudar
SUPERBANNER BONÉ RS

Morre Duane Eddy, pioneiro do rock and roll

Redação 89

Morre Duane Eddy, pioneiro do rock and roll imagem divulgação

Duane Eddy, guitarrista que contribuiu para a popularização do rock and roll a partir dos anos 1950, morreu nesta última terça-feira, 30 de abril, aos 86 anos.

O músico faleceu em decorrência de um câncer. Ele estava internado em um hospital de Franklin, no Tennessee, segundo comunicado divulgado por sua família. “Duane inspirou uma geração de guitarristas em todo o mundo com seu inconfundível som característico ‘Twang’. Ele foi o primeiro deus da guitarra rock and roll, um ser humano verdadeiramente humilde e incrível. Ele fará muita falta”, diz o texto.

Duane abriu caminho para uma nova geração de guitarristas ao emplacar 16 singles no top 40 da parada americana entre 1958 e 1963, tornando-se a principal estrela da guitarra do rock.

O estilo de tocar e o som de sua guitarra influenciou toda a cena rock’n’roll que nascia no final dos anos 1950 e 60, colaborando para moldar a sonoridade da surf music que dominaria parte da década de 1960.

Durante sua carreira, Duane vendeu mais de 100 milhões de discos e foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1994.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS