Como Ajudar
Especial U2

“Brown Eyed Girl”, clássico dos anos 60 de Van Morrison, atinge 1 bilhão de plays no Spotify

Redação 89

“Brown Eyed Girl”, clássico dos anos 60 de Van Morrison, atinge 1 bilhão de plays no Spotify imagem divulgação

“Brown Eyed Girl”, canção de 1967 do cantor e compositor irlandês Van Morrison acaba de entrar para o “Clube do Bilhão” do Spotify. Essa célebre música de amor sessentista rompeu a barreira de um bilhão de plays na plataforma digital.

O resultado é muito representativo, já que nesse grupo há uma predominância de novos nomes como Taylor Swifty, Billie Eilish e Olivia Rodrigo, artistas que têm uma base de fãs que consome música digital de forma avassaladora.

“Brown Eyed Girl” iguala feitos de “Paint It, Black”, dos Rolling Stones, e “Here Comes The Sun”, dos Beatles, que são músicas lançadas nos anos 1960 e que atingiram essa marca de um bilhão de plays.

Tornando-se uma das músicas mais populares no final dos anos 1960, “Brown Eyed Girl” influenciou gerações principalmente por ser incluída em trilhas sonoras de filmes. Um dos mais famosos é “Dormindo com o Inimigo”, de 1991.

Embora tenha se tornado um dos maiores clássicos do rock, essa música nunca rendeu um centavo para seu compositor. Por causa de um contrato que Van Morrison assinou sem aconselhamento jurídico, os royalties por escrever ou gravar esta música foram totalmente direcionados para a gravadora Bang Records. Morrison afirmou em uma entrevista de 2009 para a Time que “Brown Eyed Girl” não está entre suas músicas favoritas. “Ela realmente não é uma das minhas melhores. Quer dizer, eu tenho umas 300 músicas que acho que são melhores”.

Você pode conferir a playlist  “Billions Club” utilizando o player abaixo:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS