Como Ajudar
SUPERBANNER BONÉ RS

Livro “Do vinil ao streaming: 60 anos em 60 discos” ganha versão podcast

Redação 89

Livro “Do vinil ao streaming: 60 anos em 60 discos” ganha versão podcast imagem divulgação

“Do vinil ao streaming: 60 anos em 60 discos”, aclamado primeiro livro de Daniel Setti, publicado em 2023 pela Autêntica Editora, acaba de virar podcast. Com a colaboração da produtora paulistana Audioink, a primeira temporada terá seis episódios, cada um dedicado a um álbum icônico do pop internacional das últimas seis décadas.

Com curadoria e apresentação de Setti, os episódios adotam o formato de listas para propor ao público as dez razões fundamentais para se escutar alguns dos álbuns mais emblemáticos lançados nas décadas de 1960, 1970, 1980, 1990, 2000 e 2010. Para a sua estreia em podcast, o autor mantém a essência da proposta que o levou a escrever o livro: contar a história e analisar com lupa a importância de 60 álbuns internacionais das últimas seis décadas, independentemente da mídia em que tenham surgido originalmente (LP, CD, MP3 ou streaming). Por outro lado, a transposição do conteúdo ao formato áudio e sua reestruturação em “tops 10” injetam dinamismo no projeto e expandem as suas possibilidades.

“Foi um processo prazeroso e intenso fazer a adaptação e a reorganização do texto do livro ao formato podcast. Em um meio de alcance tão grande e rico em opções como esse, o conteúdo acaba ganhando uma nova vida. Nesse processo, muitas histórias e reflexões novas sobre os álbuns do livro foram surgindo, e são exclusivas do podcast”, afirma Setti.

De Lennon a Lana, o podcast Do vinil ao streaming: 60 anos em 60 discos é um convite a explorar álbuns maravilhosos de gêneros e subgêneros da árvore genealógica do pop de predominância anglo-estadunidense: rock, soul, funk, hip-hop, punk, pós-punk, heavy metal, new wave, indie rock e muito mais. Além disso, transcende a mera evocação nostálgica da trajetória musical, apresentando-se como um minucioso estudo da interseção entre a arte, a sonoridade e o cotidiano, refletindo também o contexto histórico e as transformações sociais e políticas de cada década.

“Eu conheço o Setti e sua oratória passional e divertida sobre a música há uns vinte anos. Quando o encontrei em sua tour de lançamento do livro, logo quis saber se viria também um podcast. Eu ainda estava nas primeiras conversas com a Audioink, mas ali já sinalizei a todos a potência desse encontro para fazer acontecer esse projeto” afirma Isabel Lenza, diretora criativa da Audioink.

“Estamos muito animados por inaugurar a área de podcasts da Audioink, tendo a Isabel como diretora criativa e lançando um conteúdo de alto nível do Daniel Setti na nossa estreia. O trabalho de pesquisa dele é muito bacana e a maneira como ele conta as histórias é uma delícia de ouvir”, diz Paula Zakia, sócia da Audioink.

Confira no player abaixo o primeiro episódio, que chegou nesta segunda (22) às plataformas de áudio, no qual Setti analisa o álbum “The Suburbs”, do Arcade Fire:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS