Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Kid Vinil, o verdadeiro herói do rock nacional

Redação 89

Kid Vinil, o verdadeiro herói do rock nacional imagem divulgação

Quando a gente conta a história do rock nacional, em diversos de seus capítulos está presente um artista como nenhum outro: Kid Vinil. Crítico musical, radialista, jornalista, DJ, apresentador de TV, cantor e compartilhador de seus conhecimentos, Antonio Carlos Senefonte foi um cara que teve sua vida dedicada à música. Neste 10 de março, estaria completando 69 anos. Nos deixou em 19 de maio de 2017, aos 62 anos.

Kid esteve sempre presente na cena musical brasileira ao apresentar novas tendências em todas as suas empreitadas artísticas. Ele foi um dos maiores incentivadores do início do movimento punk paulista, apresentando novas bandas em seus programas de rádio no final dos anos 1970 e mostrando a todos como fazer rock and roll com sua banda Verminose. Na década seguinte, foi fundamental para a solidificação do rock nacional ao lançar nomes como “Ira!” e “Ultraje A Rigor”. Neste mesmo período, o artista atingiu um estrondoso sucesso nacional com sua banda Magazine e os hits “Sou Boy” e “Tic-Tic Nervoso”, além da regravação de “Comeu”, de Caetano Veloso, para a abertura da novela da TV Globo “A Gata Comeu”.

Aos longo dos anos, Kid continuou influenciando gerações com seus comentários inteligentes e precisos sobre o universo da música em programas de TV como “Som Pop”, na TV Cultura, e “Lado B”, na MTV Brasil, destacando-se sempre por apresentar em primeira mão artistas que se tornariam lendas, como Pixies, R.E.M, Smiths e Blur.

No rádio, um de seus projetos mais novos e marcantes foi a repaginada na programação musical da rádio Brasil 2000 FM, em São Paulo, no ano de 2004. Kid transformou a emissora numa espécie de college radio americana focada em promover bandas alternativas, além de desenterrar clássicos de todos os tempos. “Aqui toca desde os caras do CBGB até General Costa”, dizia Kid sobre a essência eclética da emissora, fazendo referência aos Ramones e à cantora Gal Costa. A Brasil 2000 de Kid trabalhava no ar e em seu site com o slogam “Ouça o #Diferente”, numa época em que ninguém imaginava o poder de hashtags ou redes sociais.

Nos últimos anos em que esteve entre nós, Kid comandou o “Programa do Kid Vinil” na 89 FM, entregando um conteúdo incrível com histórias envolvendo personagens do mundo do rock. O último programa que ele apresentou, em 13 de abril de 2017, está disponibilizado no player abaixo:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS