Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Judas Priest é a primeira banda a lançar álbuns de heavy metal num espaço de 50 anos?

Redação 89

Judas Priest é a primeira banda a lançar álbuns de heavy metal num espaço de 50 anos? imagem divulgação

O Judas Priest lançou neste fim de semana seu 19º álbum de estúdio, “Invincible Shield” e com isso estabeleceu um novo recorde na história do heavy metal. De acordo com o Loudwire.Com, o novo lançamento faz da banda britânica a primeira de heavy metal a colocar no mercado dois álbuns com 50 anos de diferença: o álbum de estreia da banda, “Rocka Rolla”, saiu em 1974, e “Invincible Shield”, agora em 2024.

Após a publicação da matéria, o site recebeu diversas críticas nas redes sociais de fã e haters sobre essa marca do Judas. Tudo porque antes do grupo comandado pelo vocalista Rob Halford estrear, algumas bandas já faziam algo que a gente pode chamar hoje de metal. Um bom exemplo é o Scorpions, que estreou em 1972 com “Lonesome Crow” e entregou aos fãs em 2022 “Rock Believer”. Mas há ressalvas porque o grupo alemão se encaixaria no segmento de hard rock, não seria portanto heavy metal.

De acordo com o jornalista canadense Martin Popoff, autor de 115 livros sobre rock, o metal nasceu em 1970 através de quatro álbuns: a estreia autointitulada do Black Sabbath e seu disco “Paranoid”, o álbum “…Very ‘Eavy …Very ‘Umble” do Uriah Heep e o Deep Purple “In Rock'”.

Como o último trabalho de estúdio do Black Sabbath é “13”, de 2013, a banda está descartada. Já o Uriah Heep lançou um álbum de inéditas em 2023, “Chaos & Colour”, registrando esse novo trabalho 53 anos depois de sua estreia, ou seja, é uma marca ainda maior que a do Judas. Mas há um ponto de vista que pode indicar que o grupo demorou três anos a mais para realizar essa façanha. Já o Deep Purple lançou “Whoosh!” em 2020, exatos 50 anos depois de “In Rock”. No entanto, o disco de 1970 é o quarto trabalho de estúdio da banda, os anteriores são voltados à psicodelia e ao rock progressivo.

A discussão aumenta na medida em que outras bandas alternativas podem ser incluídas nessa análise. Resumindo: é possível dizer que o Judas Priest é a primeira banda a lançar um disco de heavy metal 50 anos depois de sua estreia, após muitas ressalvas.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS