Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Criativa e contestadora, esta é a mulher que inventou o rock

Redação 89

Criativa e contestadora, esta é a mulher que inventou o rock imagem divulgação

A norte-americana Sister Rosetta Tharpe é o melhor exemplo da criatividade e inovação proporcionada pelas mulheres na sociedade. Foi ela quem inventou um gênero musical, que mais tarde se transformaria num estilo de vida que pregaria o pacifismo e a liberdade. Sister Rosetta Tharpe é a mãe do Rock And Roll!

Neste Dia Internacional da Mulher, a 89 FM destaca o surgimento do rock graças ao poder de comunicação da música aliado à força feminina. Rosetta foi uma cantora gospel revolucionária que mergulhou em suas influências do jazz e do blues para criar um estilo próprio e único.

Em 1938, aos 23 anos de idade, ela dava início nos Estados Unidos ao que seria chamado de Rock And Roll ao tocar canções com guitarra distorcida num ritmo ainda incipiente na época e com letras contestadoras. Sua gravação de 1944 “Strange Things Happening Every Day” é considerada o primeiro registro do rock.

Sua enorme popularidade nos anos 1940 acabou inspirando nomes como Elvis Presley, B.B King, Bob Dylan, Chuck Berry, Johnny Cash, Little Richards, entre outros. Inclusive, Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin, gravou uma música em sua homenagem chamada “Sister Rosetta Goes Before Us”, deixando claro que a cantora veio antes de todos os roqueiros.

Um artigo da NPR, a rádio pública dos Estados Unidos, comentou em 2017 que “o Rock And Roll foi criado entre a igreja e as casas noturnas na alma de uma mulher negra na década de 1940 chamada Sister Rosetta Tharpe”. No ano seguinte, Rosetta foi postumamente introduzida no Rock and Roll Hall of Fame por sua grande influência no rock.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS