Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

89 FM de olho no futuro no festival SXSW 2024, em Austin

Redação 89

89 FM de olho no futuro no festival SXSW 2024, em Austin imagem divulgação

Nesse exato momento, mais de 300 mil pessoas de todo o mundo têm o mesmo destino: Austin. A fervilhante capital do Texas é, desde 1987, palco do festival South by South West, popularmente conhecido por SXSW. A ideia inicial era mostrar a eclética cena musical de Austin para profissionais da indústria, já que a cidade sempre foi um celeiro de talentos. O evento inaugural contou com 15 painéis, 177 artistas, 15 palcos e 700 participantes. Hoje, o SXSW é simplesmente um dos maiores eventos de inovação e criatividade do mundo, arrastando para lá uma multidão de inovadores, criadores de tendências, músicos e líderes globais. E a 89FM estará lá, mostrando os principais destaques dessa verdadeira celebração da criatividade.

A 37ª edição do festival terá início amanhã, dia 8 de março, e reúne um grupo diversificado de profissionais de tecnologia, cinema e música em 10 dias de uma programação extremamente rica e intensa. Tanto, que um dos maiores desafios de quem participa é conseguir fazer sua própria seleção entre a abundante oferta de temas e atividades.

A programação inclui palestras, festivais de cinema e TV, festival de música, shows, exposições artísticas, festival de comédia, competições de tecnologia, workshops, eventos de realidade virtual, festas incríveis e muito mais. Há, ainda, um festival dedicado à Educação, o SXSW Edu, que acontece alguns dias antes do evento principal.

Pelo segundo ano, a Inteligência Artificial é o principal tema das discussões, permeando todos os outros campos, como Tecnologia, Trabalho, Negócios, Música, Arte, Cultura, Saúde, Educação e Moda. A sustentabilidade e as questões ambientais também são foco de painéis de debate.

O Brasil tem lugar de destaque: os brasileiros compõem a maior delegação internacional do evento. E não estamos apenas na plateia aplaudindo, mas também com profissionais compartilhando suas ideias e talentos em palestras, sessões, mentorias, filmes e performances, entre elas a do cantor Marcelo D2.

Um evento dessa magnitude só podia ter um line-up igualmente grandioso. Entre as participações especiais confirmadas desse ano estão Kirsten Dunst, Selena Gomez, Elijah Wood, Seth Green, Dylan Mulvaney, Jay Shetty, Justice, The Black Keys, Mike Judge, Judd Apatow, Sydney Sweeney, Trevor Noah, Brenne Brown, Mark Duplass, Ashley Judd, Brooke Shields, Jane Fonda, Janelle Monae, Anne Hathaway, Emily Blunt e os brasileiros Marco Pigossi e Wagner Moura. Há poucos dias, foi anunciada a presença de Meghan Markle, a Duquesa de Sussex, em um painel sobre a participação de mulheres na mídia e entretenimento.

Entre os estrelados da minha programação está a estreia do documentário “This is a Film About The Black Keys”, que narra a trajetória da dupla Dan Auerbach e Patrick Carney, que ainda participará de um painel e um show. Também estão na minha lista as premieres do thriller de vingança Monkey Man, do indicado ao Oscar Dev Patel em sua estreia como diretor, e a aventura lunar futurista Doppelgängers³, do visionário diretor Nelly Ben Hayoun-Stépanian, que conta com trilha de Nadya Tolokonnikova, criadora do Pussy Riots.

E, como não poderia deixar de ser, a música tem um destaque especial. O SXSW Music Festival acontece de 11 a 16 de março e são dezenas de palcos espalhados por toda a cidade em bares, restaurantes e até igrejas. Ele reúne centenas de nomes emergentes, representando gêneros variados, bem como artistas que já nadam nas águas da fama, como The Black Keys, Peso Pluma, Flyana Bos entre outros. The British Music Embassy (A Embaixada da Música Britânica) é sempre parada obrigatória. É uma casa onde rolam apresentações de artistas ingleses prestes a estourar como grandes estrelas, e este ano serão mais de 60 deles. O festival de música nos proporciona a chance de curtir sons bem conhecidos ou ouvir antes de todo mundo os futuros novos hits.

Futuro, lá vamos nós.

Para ficar por dentro dos destaques do SXSW 2024, acompanhe o site e as redes sociais da 89FM.

(Rogéria Vianna, de Austin, TX)



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS