Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Nova ferramenta de IA simula baixista que consegue acompanhar qualquer tipo de música

Redação 89

Nova ferramenta de IA simula baixista que consegue acompanhar qualquer tipo de música imagem divulgação

Pesquisadores do Sony Computer Science Laboratories (CSL) acabam de anunciar o desenvolvimento de um software que consegue substituir um baixista dentro de uma mixagem. Trata-se de um modelo de inteligência artificial que pode gerar acompanhamentos de baixo realistas que combinam com o estilo e o tom das peças musicais a que é submetido.

“Na Sony CSL, nosso objetivo é ajudar artistas e produtores musicais em seu fluxo de trabalho, fornecendo ferramentas alimentadas por IA”, disse o pesquisador Stefan Lattner em entrevista replicada pelo Music Radar, ressaltando que o sistema é capaz de analisar e acompanhar de forma criativa qualquer criação intermediária a que é apresentado”.

O novo modelo é projetado para gerar linhas de baixo que complementam o material existente: “Nosso sistema pode processar qualquer tipo de mixagem musical que contenha uma ou mais fontes, como vocais, guitarra, etc”, diz Lattner.

O software promete ser capaz de criar linhas de baixo para qualquer tipo de música com seu usuário podendo controlar o timbre e o estilo da peça. Os pesquisadores dizem que, em testes, a ferramenta se mostrou capaz de fornecer o baixo para mixagens “arbitrárias” de músicas, e agora planejam construir modelos semelhantes para criar partes de bateria, piano, guitarra, cordas e efeitos sonoros.

Os pesquisadores garantem que o objetivo do software é “colaborar diretamente com artistas e compositores para refinar ainda mais as necessidades criativas da comunidade musical”. Será mesmo???



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS