Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Mdou Moctar: banda de rock formada no deserto do Saara está pronta para tocar no Coachella Festival

Redação 89

Mdou Moctar: banda de rock formada no deserto do Saara está pronta para tocar no Coachella Festival imagem divulgação

Mdou Moctar é uma banda de rock originalmente formada na aldeia de Abalak, no norte do Níger, na região do Deserto do Saara, e comandada por Moctar, guitarrista que aprendeu a tocar construindo um instrumento de madeira com cabos de freio de uma bicicleta. Moctar está na estrada desde 2008, mas foi em 2011 que conseguiu destaque global quando uma das músicas de sua banda integrou a coletânea “Music from Saharan Cellphones”, compilado pelo selo Sahel Sounds.

Com uma sonoridade que resgata elementos de Jimi Hendrix, Van Halen e Prince, e letras contra a política corrupta de governos africanos, Mdou Moctar é formada por seu guitarrista mentor e também vocalista, Moctar, e conta com a guitarra de Ahmoudou Madassane, a bateria de Souleymane Ibrahim e o baixo de Mikey Coltun, que é americano e ainda assina a produção do grupo.

Os caras estão preparando a chegada de seu novo trabalho de estúdio que leva o nome de Funeral For Justice, álbum focado na situação do Níger e do povo tuaregue. “Este álbum é diferente para mim”, explica Moctar. “Agora os problemas da violência terrorista se agravaram na África. Quando os Estados Unidos e a Europa chegaram aqui, disseram que iriam nos ajudar, mas o que vemos é realmente diferente. Eles nunca nos ajudam a encontrar uma solução”.

O Mdou Moctar estará em turnê a partir de abril pela América do Norte, começando com duas aguardadas apresentações no Coachella Valley Music and Arts Festival.

No player abaixo você confere o videoclipe da faixa-título do novo álbum dos caras “Funeral for Justice”:

Neste outro player você tem uma performance ao vivo feita em 2018 pelo Mdou Moctar para a rádio de Seattle KEXP:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS