Promoção - TEMOS VAGAS 2024 | Lollapalooza

Inteligência artificial tem dificuldade no aprendizado de guitarra, diz site

Redação 89

Inteligência artificial tem dificuldade no aprendizado de guitarra, diz site imagem divulgação

O Google está comemorando o sucesso das suas ferramentas de inteligência artificial (IA) generativas para a criação de música. Somente no serviço MusicFX foram criadas mais de 10 milhões de faixas. O site Tech Crunch testou as novas ferramentas generativas e descobriu que o sistema é realmente impressionante na produção musical.

O MusicFX permite que o usuário insira um comando de texto para descrever a música que deseja gerar. A ferramenta então apresenta duas versões de 30 a 70 segundos e sugere um loop contínuo. Além disso, permite trabalhar vários tempos e instrumentos.

O TechCrunch relata que “as ferramentas de geração de música estão chegando ao ponto em que ficou difícil para o editor distinguir os resultados”. Assim, as faixas produzidas com IA são “impressionantemente limpas, de som nítido”. No entanto, não têm o coração e a alma da música criada por humanos, e muitas vezes acabam soando “chatas, sem inspiração e melodicamente desfocadas”.

O texto deixa claro que o sistema de criação de faixas musicais com IA do Google pode ser apenas uma boa saída para a música eletrônica. “Músicas geradas com instrumentos de cordas soam visivelmente piores, o que provavelmente é indicativo do conjunto de treinamento limitado do MusicFX”. Ou seja, instrumentos como as guitarras ainda são um problema no aprendizado dos robôs, mesmo que eles estejam mostrando que podem ficar cada dia melhores.

Resta saber se quando a IA começar a fazer solos de guitarra tão bons quanto os nossos melhores guitarristas, conseguirá colocar um pouco de sentimento nessas novas obras.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS